TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Taoismo Teologia

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

CALENDARIO

Assim como nas regiões da china, onde foi baseado, a contagem de meses no calendário taoísta se inicia como primeiro mês lunar sendo o nosso conhecido fevereiro *LER EXEMPLO SLIDE*

CONSERVAÇÃO

Hoje podemos ver que essa religião moldou a cultura chinesa e hoje se difunde com o budismo, temos a conservação das praticas de artes marciais, e tradições, festivais sempre ligadas a imortais.

COMO SUSTENTA

Os templos oferecem cursos de filosofia taoísta, meditações,  princípios da medicina chinesa, astrologia chinesa, artes marciais em alguns, entre outros aprofundamentos que contribuem para chegar no sagrado, os cursos não tem custo, mas frequentadores fazem doações de materiais para que todos os rituais e aulas possam acontecer.

        RITUAIS

A função deles é fazer com que, através da meditação, do gesto, do movimento e do canto, possamos chegar a uma integração maior com o mundo sutil do sagrado.

Os rituais praticados na Sociedade Taoísta do Brasil foram organizados pelo Mestre Celestial há 2.000 anos.

Os pricipais são de purificação, de oferenda, e da distribuição. O de purificação é realizado diariamente pelas manhãs nos mosteiros, quando a energia está mais pura, durante 5h e 7h da manha conforme o nascimento da energia yang. No ritual da purificação, podemos citar “o sopro uno nasce no centro do abismal”, onde a canção referencia a evocação da energia yang presente nas aguas para que venha nos purificar. Nesse ritual pedimos para que nos tornemos sagrados.

O Ritual da Oferenda é um ritual mais “descontraído”, passa um sentimento de alegria. É realizado diariamente nos mosteiros, entre as onze e treze horas, quando o céu encontra-se o mais próximo de nós e com o maximo de energia. Neste momento tudo é luz, pois precisamente as doze horas não há formação de sombra. É um ritual no qual não pedimos por nós, mas oferecemos oferendas como forma de agradecimento e doação ao Sagrado. Na impossibilidade de ser realizado diariamente, deve ser realizado quinzenalmente, quando a lua está cheia (luminosa) ou nova (obscura). Ou seja, agradecemos e reverenciamos o Sagrado tanto no melhor (luz) como no pior (sombra) momento.

Os rituais são realizados por um numero que varia de quatro a oito sacerdotes, sendo constituídos basicamente por um conjunto de cantos e mantras. Os instrumentos ritualísticos devem ser utilizados somente em praticas espirituais (ritual, recitação de mantra e meditação). Existem oito tipos de instrumentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (25.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com