TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO CONSTITUCIONAL

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA FACULDADE DE DIREITO – FDUFBA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTADO E DIREITO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

                              ANDRÉA DOS SANTOS LUZ

DIREITO CONSTITUCIONAL

ATIVIDADE FINAL - CONSTITUCIONAL

                              VALENÇA-BAHIA

                                        2017

ANDRÉA DOS SANTOS LUZ [pic 1][pic 2]

DIREITO CONSTITUCIONAL

ATIVIDADE FINAL - CONSTITUCIONAL

[pic 3]

VALENÇA-BAHIA

2017

Apresente uma iniciativa ou solução por você sugerida que ajude a preservar os Direitos Fundamentais dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Como sugestão trago o movimento “A Teia dos Povos” da Bahia, que tem o papel de traçar a agenda de ações anuais que auxiliam no desenvolvimento, empoderamento e emancipação das comunidades integradoras, como acampamentos, assentamentos, quilombolas, indígenas, mestres e lideranças de tradição oral, pequenos produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais em Agroecologia. A Teia dos Povos é um Movimento Agroecológico inserido nos movimentos e comunidades, promotor de mudanças para uma nova sociedade a partir da emancipação, autonomia e dignidade do ser humano, da Mãe Terra e das suas sementes. As ações agroecológicas resultantes da Teia dos Povos são pautadas nas políticas de respeito à terra e à ancestralidade tendo esses pontos como fundamentais no respeito à Mãe Terra e tudo que dela descende. Traz saberes tradicionais populares relacionados à força matriarcal na Agroecologia, educomunicação, ervas sagradas, partejar, Tambores e rituais de etnias originárias afrobrasileiras.

Esse movimento tem se fortalecido, já foi realizado no Assentamento Terra Vista-Arataca, a Casa de Boneco de Itacaré e o terceiro no posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, os trechos de vivências que acontecem nas três comunidades, geram intercâmbios e vivência com mestras e mestres da tradição ancestral da cultura do partejar, das ervas medicinais e sagradas, do tambor e dos rituais. A educomunicação e a apropriação tecnológica são ferramentas de produção e difusão de conteúdos pedagógicos, provando que se trata de uma iniciativa que pode ser utilizado em todo país, para o fortalecimento e garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com