TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO CONSTITUCIONAL

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

DIREITO CONSTITUCIONAL

Prof. Luiz Roberto dos Reis Junior

[pic 1]

- CONSTITUIÇÃO  -

- Conceito: “Um sistema normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, o estabelecimento de seus órgãos, os limites de sua ação, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias. Em síntese, a constituição é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado (José Afonso da Silva)

         “É o conjunto de normas pertinentes à organização do poder, à distribuição de competência, ao exercício da autoridade, à forma de governo, aos direitos da pessoa humana, tanto individuais como sociais” (Paulo Bonavides)

- OBJETO:

 - Estabelecer a estrutura de um Estado, a organização de seus órgãos, o modo de aquisição do poder e a forma de seu exercício, limites de sua atuação, assegurar os direitos e garantias dos indivíduos, fixar o regime político e disciplinar os fins sócio-econômicos, sociais e culturais.

- CLASSIFICAÇÃO:

- QUANTO AO CONTEÚDO: MATERIAIS E FORMAIS – As primeiras são concebidas em sentido amplo e em sentido estrito. No primeiro, identifica-se com a organização total do Estado, com regime político. No segundo, designam as normas constitucionais escritas ou costumeiras, inseridas ou não num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organização do seus órgãos e os direitos fundamentais. Neste caso, constituição se refere a matéria essencialmente constitucional; as demais, mesmo que integrem a constituição, não seriam constitucionais. (leis constitucionais). Já a Constituição formal, é o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob forma escrita, a um documento solenemente  estabelecido pelo poder constituinte e somente modificável por processos e formalidades especiais nela própria estabelecidos.

- QUANTO A FORMA:  ESCRITAS E NÃO ESCRITAS – É considerada escrita a constituição quando codificada e sistematizada num texto único, elaborado reflexivamente por um órgão constituinte, encerrando todas as normas tidas como fundamentais sobre a estrutura do Estado, a organização dos poderes constituídos, seu modo de exercício e limites de atuação, os direitos fundamentais (políticos, individuais, coletivos, econômicos e sociais). Já as nãos escritas, ao contrário, é a constituição cujas normas não constam de um documento único e solene, mas se baseia principalmente nos costumes, na jurisprudência e em convenções e em textos constitucionais  esparsos. Ex. Constituição Inglesa.

- QUANTO AO MODO DE ELABORAÇÃO: DOGMÁTICAS E HISTÓRICAS -  O conceito é conexo com o de constituição escrita, como o de constituição histórica é conexo com o de constituição não escrita. A Constituição dogmática é sempre escrita, é elaborada pelo poder constituinte onde4, codifica os dogmas de uma determinada sociedade, suas idéias fundamentais da teoria política e do Direito dominante, no momento. Já história, é o resultado da lenta condução histórica de uma determinada sociedade, da lenta evolução social, das tradições.

- QUANTO A ORIGEM: POPULARES (DEMOCRÁTICA) E OUTORGADAS – São populares as que se originam de um órgão constituinte composto por representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborar e estabelecer o texto constitucional. Já as outorgadas são as estabelecidas e elaboradas sem a participação popular. Registre-se, ainda a existência de outro tipo de constituição que não é propriamente outorgada, mas tão pouco é democrática, ainda que criada com a participação popular. É a constituição cezarista,  porque formada por plebiscito popular sobre um projeto elaborado pelo governante. Ex. Plebiscito de Pinochet no Chile.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com