TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO PREVIDENCIARIO

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

DAIANE VASCONCELOS ABREU

RA

5953281787

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

                                        Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.        


[pic 5]

Introdução

           O presente trabalho acadêmico visa, inicialmente, buscar uma possível compreensão do concebido como globalização, aliada à reflexão dos últimos cem anos da História, analisando os desafios e dilemas do mundo moderno. O final do último século e início do novo milênio trouxe à pauta dos organismos e nações internacionais a discussão do tema em tela. Tentar-se-á mensurar e entender as circunstâncias e as variáveis inseridas no processo de reestruturação da nova ordem internacional, sua influência no cotidiano das nações e povos, uma vez que trata-se de um processo extremamente complexo e que envolve diversos fatores. Nesta seara há de sopesarem- se os prós e contras pela busca da satisfação de desejos e aspirações da Humanidade.

           Tentar-se-á demonstrar nestas breves linhas, em análise de duas visões que, sendo contraditórias e irreconciliáveis, nos remetem ao entendimento das relações internacionais. A 1ª renuncia à tentativa de compreensão global do fenômeno, enquanto a 2ª se concentra no estudo da realidade, permitindo uma visão integrada do quadro mundial, e esta é a que interessa à este singelo trabalho que nos propusemos a desenvolver.

Conceito de globalização

           Não há como estabelecer um marco inicial que remeta ao conceito atual de globalização, porém podemos identificar algumas situações nas quais houve a necessidade de interação nos moldes dos conceitos anteriormente elencados, a saber: Na Idade Média instalaram-se as feiras de Champagne, Beauclaire e Flandres, com o intuito de comercialização, informações e as trocas de produtos que atendessem as necessidades das famílias. Estavam semeadas as primeiras relações inter-regionais, e que passaram a exigir meios jurídicos mais estáveis que as trocas, como a moeda e a concessão de crédito.

           Alguns autores elegem as grandes navegações e as descobertas marítimas feitas pelos europeus nos séculos XV e XVI como o marco inicial para a globalização. Estava-se criando o capitalismo comercial moderno.

           Outros ainda afirmam ter este modelo de economia se desenvolvido em meados do século XIX, quando as nações dominadoras, denominadas imperialistas, instalaram postos avançados de comércio e captação de riquezas nos países por eles dominados.

           No entanto a corrente esmagadora cita como o momento do boom da globalização o período em que houve a falência do sistema do socialismo, quando então o mundo capitalista, em virtude da saturação de seus mercados, passaram então a investir maciçamente nestes novos mercados, até então inexplorados.

           Atualmente, por questões relativas à manutenção dos mercados e a proteção de seus interesses, houve a formação e criação de grandes conglomerados comerciais, além de blocos econômicos formados por países, os quais criaram grupos tais como o G-20 e o BRICS que visam preservar e fortalecerem as suas economias em um mundo extremamente competitivo.

           Exemplo clássico de como se dá esta interação se traduz no avanço tecnológico das comunicações e da informática as quais permitem uma maior agilidade nas transações comerciais e no intercâmbio de informações, em tempo real e que permite adotar a melhor postura para o momento vivido, economicamente falando. Outro seria o fato de, alguém que more no Brasil, adquira um computador projetado e desenvolvido por empresa japonesa, porém com processador chinês e tela fabricada na Europa, tudo contido em um único objeto. É a consolidação da globalização que se observa nos exemplos citados.

           A  globalização pode ser definida como o processo de integração do espaço mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnologias entre os países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos.

           Partindo da definição acima e, dentro da perspectiva científica a que nos remete a visão por nós adotada, devemos focar-nos em 04(quatro) importantes fatores que contribuem, contribuíram e com certeza continuarão contribuindo para configurar o processo de globalização, e que se tornaram decisivos nos últimos trinta anos: a globalização nas comunicações, na política, na economia, além dos valores necessários ao convívio à nível pessoal, social e mundial.

           A ligação entre tais fatores torna-se fácil de demonstrar, senão vejamos: a evolução e revolução na área das comunicações favorecem e permitem a integração econômica. Esta por sua vez influencia sobremaneira as relações políticas. Finalmente os valores e princípios que antecedem ou precedem os elementos políticos irão influenciar na medida da presença ou ausências dos valores éticos e morais das pessoas que comandam a política no cenário mundial. Tal interação entre os fatores citados é fundamental para a compreensão da evolução da Humanidade e, consequência, do processo de globalização em curso.

           Infelizmente a globalização também nos traz episódios desagradáveis e ao mesmo tempo aterrorizantes, como os atentados terroristas recém- deflagrados. O que se observa nestes episódios resume o anteriormente citado, vez que a informação, favorecida pela comunicação, se faz necessária para tomarem-se decisões econômicas. Estas por sua vez, deveriam fazer com que a economia estivesse a serviço da política, e neste sentido, perseguir o bem da sociedade. Nos tristes fatos narrados, houve um desserviço da globalização, com o fanatismo e a violência disseminada além das fronteiras soberanas. Por tratar-se de fatos isolados, merece apenas breve citação, com o intuito de estabelecer a conexão da globalização com o mal, infelizmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (347.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com