TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DOMÍNIO DISCURSIVO CIENTIFICO

Por:   •  5/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE

ANDRÉ LUIZ EDUARDO DOS SANTOS

CLÁUDIO CÉSAR DINIZ

DYLAN CORILOVI

JORGE  LUIZ DE MORAIS

JULIANO MÁRCIO DA SILVA AMARAL

DOMÍNIO DISCURSIVO CIÊNTIFICO

BETIM

2017


ANDRÉ LUIZ EDUARDO DOS SANTOS

CLÁUDIO CÉSAR DINIZ

DYLAN CORILOVI

JORGE LUIZ DE MORAIS

JULIANO MÁRCIO DA SILVA AMARAL

DOMÍNIO DISCURSIVO CIÊNTIFICO

Projeto de pesquisa apresentado no Curso de DIREITO - Bacharel, na disciplina de Português, da Faculdade FISBE.

Orientador:Profª.Marlene de Souza e Silva

BETIM

2017


INTRODUÇÃO

Este artigo científico tem como objetivo levar o conhecimento através da pesquisa, que foi desenvolvido para relatar o Domínio Discursivo Científico no que diz respeito a verbete, enciclopédia, dissertação, mapa, tabela, biografia, definições, relatos (históricos de experimentos de excursões), dicionário e gráficos. As informações pesquisadas foram absorvidas de um vasto acervo que ao longo dos anos foram arquivadas para a prosperidade.

VERBETE

O verbete é um documento de síntese que tem múltiplos usos e significados. O mais comum é o de que ele apresenta-se como o sinal ou a marca de identificação que é aplicado a alguma coisa a fim de ser identificado, permitindo o reconhecimento ou a propagação. Uma nota é também a observação de que é feito em qualquer texto ou da página de um livro e é normalmente localizado em qualquer uma das margens. Neste último caso, o verbete é um comentário, explicação ou aviso de que, devido às suas especificidades, não pode ser incluído no texto, por isso, é adicionado fora da estrutura principal. Um verbete pode ser um ponto de algo, a fim de lembrar mais tarde ou para estendê-la. Por exemplo: “Fiz um verbete das suas conclusões e continuarei a escrevê-las em meu livro.” Em geral, diz-se que o verbete é a curta mensagem que foi escrita e o papel que divulgou a mensagem: “Deixei um bilhete sobre a mesa com as chamadas de telefone”, “Ângela escreveu-me um verbete com os produtos que eu tenho que comprar no supermercado.”. Além disso, um verbete é a classificação que surge depois de analisar um teste, exame ou avaliação”. A expressão refere-se a uma situação em que alguém se comporta de forma inadequada, em um determinado ambiente, e atenção. Não necessariamente tem uma conotação negativa. Além disso, observe que, na Argentina e Uruguai, conhecida como Artigo personagem de nota jornalística que é parte de revistas e jornais, “O Clarin publicou um verbete interessante sobre a tragédia de Tartagal”. Basicamente, um verbete pode, por vezes, assumir o papel de uma espécie de memória que vai ajudar a instâncias de tal discurso, notando nele os temas importantes para se desenvolver. Além disso, o verbete é geralmente uma chave para aqueles que desenvolvem uma atividade artística como sendo um escritor ou uma ferramenta de escrita, além disso, muitas vezes usado nos estágios preliminares do trabalho, ou quando não está sendo escrito, mas alguma pergunta inevitável ou ideia relacionada a ele surge, então, aparece a ideia de ser registradas num verbete e, em seguida, adicioná-lo para o trabalho.

ENCICLOPÉDIA

Enciclopédia é o nome que se dá a uma obra que reúne grande quantidade de informações sobre os mais diversos campos do conhecimento humano. Antes era sempre apresentada em forma de livro, em vários volumes. Hoje, as enciclopédias entraram na era eletrônica: além de serem publicadas em livros, também são editadas em CDs ou em sites da internet, enriquecidas com a utilização de recursos multimídia que geralmente facilitam a consulta. O termo enciclopédia tem origem nas palavras gregas enkyklos (“em torno de ”) e paideia  (“educação”). O desejo de englobar todos os conhecimentos humanos em uma única obra já existia na Grécia ao tempo de Aristóteles (século IV a.C.) e persistiu durante a Idade Média. São dessa época as obras Etimologias, do bispo católico Isidoro de Sevilha, publicado por volta do ano 630 (448 capítulos em 20 volumes), e Suda, compilação de textos gregos clássicos feita em Constantinopla no século X da era cristã. A Suda foi a primeira obra a organizar os assuntos em ordem alfabética. De Rerum proprietatibus, de Bartholomeus Anglicus (1240) e Speculum Majus, de Vicente de Beauvois (1260), também figuram entre os mais importantes trabalhos do gênero no período medieval. Até Renascimento, o termo “enciclopédia” conservou o sentido grego de “educação que abrange todo o conhecimento”.

DISSERTAÇÃO

De modo geral, dissertar significa falar, discutir, debater, refletir, informar alguém a respeito de um assunto. A Dissertação (do latim disertatio ou dissertatione) é um tipo de texto verbal em prosa, ou seja, é estruturado por períodos e por parágrafos. Com relação aos aspectos qualitativos, a Dissertação pressupõe a capacidade do autor em expor, refletir, analisar e interpretar fatos, informações e opiniões a respeito de um determinado tema. Existem algumas maneiras de dissertar sobre um tema, como:

  • Dissertação expositiva
  • Dissertação argumentativa

• Introdução: Logo no parágrafo de introdução, o tema/assunto a ser discutido deve ser apresentado de forma clara e objetiva. Essa apresentação pode ser feita por meio de contextualização histórica ou a partir de um repertório sociocultural produtivo a respeito do tema na atualidade.

• Desenvolvimento: A partir do segundo parágrafo em diante, o autor deve apresentar as informações, fatos e opiniões anteriormente selecionados durante o projeto de texto. Caso seja uma dissertação argumentativa, é nessa parte do texto que o autor deve apresentar informações e seus pontos de vista com o objetivo de convencer o leitor a acatá-los. Geralmente é no desenvolvimento que o autor problematiza o tema e aponta suas causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com