TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Constitucional

Por:   •  6/5/2018  •  Artigo  •  5.544 Palavras (23 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 23

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO

WILLIAN JESSÉ FERNANDES

Artigo Científico apresentado ao Curso de Graduação em Direito, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Direito.

        

BRASÍLIA – DF

2015[pic 1]


Willian Jessé Fernandes[1]

                                                                       Direito Constitucional – Nara Josefina Dornelles Graça[2]

RESUMO: Considerando a dificuldade da implementação da cidadania na educação fundamental e com fundamento nos arts. 205 e 210 da Constituição Federal e na LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996, o presente artigo pretende analisar pelo método da revisão bibliográfica a contribuição da inclusão de cidadania como componente curricular desde a pré-escola, bem como os benefícios decorrentes na formação da criança e do adolescente como cidadão. Pretende-se demonstrar que a falta do componente curricular cidadania nas séries iniciais de formação da criança não atende aos princípios constitucionais norteadores da Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira.

Palavras-chave: Constituição,Direitos Fundamentais, Educação, Cidadania.

1 INTRODUÇÃO

  O tema cidadania tem crescido consideravelmente no Brasil. A preocupação com a formação do cidadão tem dado um grande impulso para este feito e demonstrado que é imprescindível para o desenvolvimento social, político e econômico.

No Estado Democrático de Direito, saber conviver em comunidade é de extrema importância para um desenvolvimento harmônico e saudável entre os cidadãos. Sendo assim o assunto cidadania tem papel fundamental dentro do convívio social, uma vez que expressa um conjunto de direitos e de deveres que permite aos cidadãos a participação da vida política e da vida pública, podendo votar e serem votados entre outros. Uma das formas de se praticar o convívio social saudável é conhecer seus direitos e deveres desde a mais tenra idade.       Assim verifica-se dessa linha de raciocínio que a formação do cidadão se encontra como Princípio Fundamental na Constituição Federal, sendo esta a fonte a suprema, mais precisamente o art.1ºII e o Capítulo III arts.205 que trata dos direitos a educação e tendo a educação como o principal meio para a formação do cidadão. A presente pesquisa tem como foco principal a inclusão da matéria cidadania a partir da pré-escola. Assim tem-se como discutível a eficácia dos arts.1º e 205  da Constituição.

Atualmente as crianças e os adolescentes vão à escola para aprender as ciências, a língua, à matemática, a história, a física, a geografia a, as artes, e apenas isso, não existe o objetivo explícito de formação ética e moral das futuras gerações.

Diante dos objetivos acima apresentados, analisando Constituição Federal, a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e livros, busca-se demonstrar a necessidade da concretização de maneira a obedecer ao constituinte no exercício da cidadania.

2 CONSTITUIÇÃO COMO NORMA SUPREMA A SER OBSERVADA

           A Constituição Federal do Brasil incorporou como fundamento:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: II - a cidadania; (art.1º II) e como princípio que toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (art. 205).

           PARA CURY[3]:

Para assegurar tais direitos e o seu exercício, quando da inexistência de uma norma reguladora dos mesmos ,a Constituição prevê a figura do mandado de injunção no art.5º, LXXI[4]·, trata-se de uma forma privilegiada de proteção de um direito ou liberdade quando o citado direito carece de uma norma reguladora.

          AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA[5] descreve os vários sentidos dessa expressão CONSTITUIÇÃO da seguinte forma: 

Ato de constituir, de estabelecer, de firmar; organização; compleição corporal; formação; lei fundamental e suprema de um Estado, que contém normas relativas à formação dos poderes públicos, forma de governo, distribuição de competências, direitos e deveres dos cidadãos, etc. (também chamada de carta constitucional); conjunto de preceitos reguladores de uma instituição, corporação, etc.; estatuto; ordenação; (Biotip.) conjunto dos caracteres morfo-físico-patológicos, hereditário se adquiridos, de um indivíduo. 

            A educação configura um direito inseparável da natureza humana, e dele depende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades do ser humano. Os aspectos envolvidos no processo educacional são diversos, mas devem sempre buscar a construção da cidadania, viabilizando, assim, uma integração social cada vez mais ampla do indivíduo. A sociedade que privilegia a educação está alicerçada numa base muito mais sólida, consubstanciada num modelo centrado no respeito aos direitos fundamentais. A Constituição Federal de 1988, reconhecendo a importância da garantia do direito à educação, consagrou-o no artigo 6º como um direito fundamental social. Da configuração constitucional deste direito, decorre um regime jurídico que se caracteriza pela incorporação de princípios e objetivos fundamentais que informam o Estado Democrático brasileiro, de caráter social, declarados nos artigos 1º e 3º da Constituição.

Considerando o papel da educação para a formação da cidadania, reveste-se de especial relevo a educação voltada aos primeiros anos de vida, à fase correspondente à infância e adolescência. Em vista da necessidade de maior proteção do direito à educação cujos titulares se encontram nesta faixa de idade, a Constituição reuniu diversas normas destinadas a garantir este direito. Neste artigo, será analisado o regime jurídico delineado pela Constituição para reger o direito à educação com enfoque no ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com