TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Constitucional

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que é a imunidade penal relativa reconhecida ao Presidente da República?

R: A imunidade penal relativa reconhecida ao Presidente é o ato que o imuniza de crimes penais durante seu mandato e o mesmo não poderá ser responsabilizado por atos estranhos no exercício de suas funções.

  1. O Presidente da República, no exercício de seu mandato, pode cometer duas espécies de crimes, os crimes políticos e os crimentos comuns. Diferencie essas duas espécies de crimes

R: Os crimes de responsabilidade serão estabelecidos em lei especial que irão estabelecer as normas de processo e julgamento. Os crimes comuns, de acordo com o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, abrangem todas as modalidades de infrações penais, indo dos crimes de delitos eleitorais e alcançando os crimes quanto a vida e as próprias contravenções penais.

  1. Quem poderá apresentar denúncia contra o Presidente da República pela prática de crime comum? E pela prática de crime de responsabilidade?

R: No caso de crime comum, a denúncia será apresentada pelo Procurador Geral da República. No caso de crime de responsabilidade segundo o art.14 da Lei. 1.079/50 É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

  1. Explique o procedimento, inclusive suas fases, de julgamento do Presidente da República pela prática de crime comum e pela prática de crime de responsabilidade

R: Se tratando do crime comum, admitida a causação por maioria qualificada de dois terços da Câmara dos Deputados, o Presidente da República será sujeito ao Supremo Tribunal Federal, o qual permitirá ou não a instauração de um processo contra o Chefe do Executivo Federal. Recebida a denúncia, o Presidente da República ficará afastado de suas funções por 180 dias, após esse prazo o Presidente da República voltará a exercer as suas funções enquanto a decisão passada prosseguir. Enquanto não houver sentença condenatória, o Presidente da República não poderá ser preso.

Se tratando de crime de responsabilidade, é de competência do Senado Federal, processar e julgar o Presidente da República, após a autorização da Câmara dos Deputados por dois terços da maioria qualificada. Qualquer cidadão tem legitimidade para apresentar uma denúncia de crime de responsabilidade pelo Presidente da República. Após o processo ser autorizado pela Casa Popular, cabe ao Senado Federal autorizar ou não a instauração do processo, é recomendado pelo Supremo Tribunal Federal, que a instauração do processo seja deliberada por maioria simples. No momento em que o processo for instaurado e julgado, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções, e somente retornará ao exercício de suas funções caso for absolvido, ou o processo não tenho sido concluído em até 180 dias. A condenação do Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, que somente será proferida pelos votos de dois terços dos membros do Senado Federal, em votação nominal aberta, acarretará a perda do cargo, com a inabilitação por oito anos, para exercício de funções públicas, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com