TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Divórcio no Direito Brasileiro

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Boa Viagem

Curso de Direito

                      A  Realização do Divórcio Atualmente no Direito Brasileiro

Recife

2014

A  Realização do Divórcio Atualmente no Direito Brasileiro

Pré-projeto apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica, no segundo semestre do ano de 2015, ministrado pelo Profº Diogo Henrique Helal, como composição para pontuação referente à nota da Ap1.

Recife

2014

  1. SUMÁRIO

3.1 Objetivos gerais        7

3.2 Objetivos específicos        8

SUMÁRIO

  1. A Realização do Divórcio Atualmente no Direito Brasileiro........................................03
  2. Objetivo Geral...............................................................................................................03
  3. Objetivo Específico.......................................................................................................04
  4. Justificativa...................................................................................................................04
  5. Referências...................................................................................................................04

A Realização do Divórcio Atualmente no Direito Brasileiro

        A Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988 nos informa em seu artigo 226 caput que, “ a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.” E em seu parágrafo 6º nos traz a seguinte redação, “ o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”. Partindo do pressuposto que a entidade familiar possui a proteção do Estado conforme descrito em nossa norma suprema, o tema supracitado será analisado na esfera do Direito Brasileiro nos dias de hoje, iniciando-se com uma breve análise da perspectiva histórica do Divórcio ao longo dos tempos até a sua regulamentação no Brasil e aplicação atualmente, abordando-se conceitos, modalidades do divórcio e o procedimento do mesmo em nossa legislação pátria, Constituição Federal, o Código Civil de 2002 no que tange ao Direito de Família e a redação da Emenda Constitucional número 66 de 13 de Julho de 2010, que passou a vigorar na Constituição em seu artigo 226, parágrafo 6º.

        Segundo Maria Helena Diniz, (2002, p.280), “o divórcio é a dissolução de um casamento válido, ou seja, a extinção do vínculo matrimonial, que se opera mediante sentença judicial, habilitando as pessoas a convolar novas núpcias”.

A palavra "divórcio" vem do latim divortium, que quer dizer "separação", que por sua vez é derivada de divertere, que significa "tomar caminhos opostos, afastar-se". Nesse contexto de significações, entende-se o divórcio como um processo que ocorre no ciclo vital da família, desafiando sua estrutura e sua dinâmica (CERVENY, 2002, p.15).

        O tema já citado está inserido no âmbito do direito de família, no que tange a dissolução do casamento. Para o Psicanalista Igor Caruso, (1989, p.20), “o fim do casamento pode ser descrito como uma das mais dolorosas experiências pelas quais podem passar o ser humano. Trata-se de um processo complexo, vivido em diferentes etapas e em diferentes níveis, ou seja, nos pensamentos secretos de cada membro do casal, no diálogo entre eles e na explicitação para o contexto social que os circunda.”

        Observa-se que o tema exposto é delicado, pois trata-se de uma vida conjulgal que está sendo dissolvida, e além de todo o sofrimento da separação de fato do casal por diversos motivos que possam ocorrer entre ambos, tem-se que se passar pelo doloroso processo judicial ou extrajudicial da desconstituição daquela relação, porém agora perante o Estado, posto que o mesmo intervém nesta relação através de sua legislação.

        1. Objetivo Geral

        Analisar como funciona a desconstituição do casamento de acordo com o direito brasileiro atualmente, verificando de modo minucioso todo o processo de dissolução deste instituto, tomando por base a nossa legislação e jurisprudências.

        2. Objetivo Específico

        

        Ampliar o conhecimento jurídico do indivíduo que possui uma relação conjugal e hoje cogite desconstituí-la, ou mesmo aqueles que pretendem casar-se e conhecer os direitos e deveres do instituto quando da desconstituição do mesmo, assim como, de toda coletividade que queira conhecer do assunto.

        Analisar dados coletados por meio de livros, revistas jurídicas, jurisprudências, artigos científicos e meios eletrônicos comprovando as justificativas apresentadas e apontando os resultados mais relevantes.

3. Justificativa

        

        O estudo deste tema é importante tanto para o conhecimento jurídico, aos futuros profissionais do direito que irão atuar no âmbito do direito civil e vão encontrar diversas causas sobre família, casamento e o divórcio, como também é um tema importante para a própria coletividade, pois está se tratando de uma matéria referente a nossa vida pessoal, adentrando no âmbito familiar, que neste caso é a relação conjulgal entre duas pessoas que está chegando ao fim, mostrando-nos como funciona a desconstituiçao deste instituto casamento em nossa legislação brasileira nos dias de hoje e o quão relevante ele é, posto que poderão ser grandes as consequências do seu término tanto em relação ao patrimônio do casal, como ao lado sentimental dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (303.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com