TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empirismo e o Racionalismo são dois movimentos filosóficas opostos.

Por:   •  13/3/2017  •  Monografia  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

O Empirismo e o Racionalismo são dois movimentos filosóficas opostos.

O Empirismo é um movimento filosófico na qual acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis por formar ideias e conceitos existentes no mundo e tem uma teoria epistemológica na qual mostra que todo o conhecimento é um fruto da experiência, e por isso, uma consequência. Com isso, a experiência estabelece o valor, a origem e os limites de todo conhecimento.

• John Locke (1632-1704)

Locke, principal teórico do empirismo, defendeu a ideia de que a mente humana é uma "folha em branco", onde são gravados os acontecimentos externos. Por isso, não reconhece a existência de ideias concretas, nem do conhecimento por um todo, por isso, a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não de achismo ou especulações. Suas principais obras com ideias do empirismo: Dois tratados sobre o governo (1689) e Ensaio acerca do entendimento humano (1690), ambos em como tema o pensamento e conhecimento humano.

• David Hume (1721-1776)

Hume diz que todo conhecimento vem dos sentidos, sendo assim, se opondo ao racionalismo, acredita que todo conhecimento vem da razão e, com isso, percepções provocam impressões e estas são mais intensas e presentes (sensações e emoções) e as ideias derivam delas, ou seja, são produzidas a partir das impressões, como se fossem cópias das impressões guardadas na memória. Suas principais obras com ideias do empirismo: Tratado da Natureza Humana (1739) na qual Hume procurou examinar a psicologia da natureza humana e Investigação sobre o Entendimento Humano (1748) que cita a crença em milagres, vida após a morte e providência.

• Francis Bacon (1561-1626)

Para Bacon, a verdadeira ciência é a ciência das causas, então, necessitamos conhecer o que nos rodeia, a Natureza, para a dominar e retirar dela os seus frutos. Não existe outra possibilidade de conhecimento senão aquela baseada nas experiências que podemos realizar sobre a matéria. Assim, o nosso corpo é a porta de entrada das diversas sensações e estas sensações se encarregam de trazer para a nossa mente as informações necessárias para o início do processo do conhecimento. Suas principais obras com ideias do empirismo: Novum Organum (1620) e Instauratio magna (1620).

O Racionalismo atribui particular confiança à razão humana, na qual que acredita que é dela se obtém os conhecimentos, então, é uma teoria filosófica que usa à razão como faculdade de conhecimento os sentidos.

• Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)

Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade, ou seja, a pessoa pensa antes de agir e tomar outro rumo que foge da moral da sociedade. As virtudes éticas morais, não são meras racionais. Suas principais obras com ideias do racionalismo: Ética a Nicômaco e Magna Moralia.

• René Descartes (1596-1650)

Inaugurando o Racionalismo, Descartes afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo para analisarmos com critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com