TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalismo E Empirismo

Ensaios: Racionalismo E Empirismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

Oposição entre Racionalismo e Empirismo

Segundo os conceitos de racionalismo e empirismo o que os defere é a noção de mundo onde um torna tudo lógico o qual através de outras preposições legitima ou torna inverdade ideias natas; já o outro acredita nos sentidos, na ciência e que tudo deve ser provado ,caso contrário não poderia ser tratado como verdade irrevogável , surgindo o uso da linguagem matemática que extingue espaço para hipóteses.

Inferindo que dentre as duas o que as tornavam opostas era a relação razão e sentidos.

Contudo segundo a visão de Kant uma completava a outra , porém as duas vertentes filosóficas interferem no modo em que se é observado o mundo ao redor, deste modo somos incapazes de não usarmos a razão por mais que a experiência seja no tempo e espaço. Desta forma não armazenamos apenas impressões sensoriais, somos consciência e assim escolhemos e identificamos diferente maneiras de enxergar o mundo ou apenas o local em que nos encontramos.

Os racionalistas esqueceram das experiências do sentido já que os empíricos não utilizavam a razão na concepção de mundo.

Kant então pega o racionalismo de Descartes e o empirismo de Home e conclui que todo o conhecimento começa na experiência porém nem todo deriva dela; assim se chega a conclusão que independente das oposições que existem entre elas a mente do ser humano depende das duas concepções para realizar qualquer atividade desde a mais simples às mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com