TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO “A SEDUÇÃO NO DISCURSO”

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.669 Palavras (39 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSORA RENATA DA ROCHA

LINGUAGEM JURÍDICA

FICHAMENTO “A SEDUÇÃO NO DISCURSO”

                                     São Paulo, 31 de agosto de 2018

Sumário

Capítulo 1 – O direito de seduzir e a sedução no Direito        3

1- Delimitação do Objeto de Pesquisa        3

2- Sedução, o tema        3

Capítulo 2 - A vida desfila diante do juro        5

Filme “Tempo de Matar”        5

Filme “Filadélfia”        6

Filme “Questão de Honra”        7

Filme “Assassinato em primeiro grau”        7

Capítulo 3 - Um caso brasileiro        8

Resumo do julgamento        8

Capítulo 4 – Ave Palavra        11

A linguagem        11

A linguagem do silêncio        11

Argumentação        12

Retórica        13

Defeitos e falácias do discurso        14

Erros        15

Posturas físicas enganosas        15

Outros erros do discurso        15

Os debates        16

Capítulo 5- Condicionantes do discurso jurídico        17

As atitudes do orador        17

O discurso e seus condicionantes        18

Capítulo 6 – Júri, o auditório soberano do discurso        20

Análise a culpabilidade presumida        20

Análise de um crime        21

A composição do corpo de jurados        21

O julgamento        22

A arguição de nulidades        22

Breve histórico        22

Capítulo 7 – Discurso e sedução        23


          Assunto: A Sedução No Discurso

Fonte: Gabriel, CHALITA. A Sedução No Discurso. 4. edição. São Paulo: Editora Saraiva. 2007.

Capítulo 1 – O direito de seduzir e a sedução no Direito

O capítulo inaugura o assunto principal do livro que é o discurso jurídico, os debates entre a acusação e a defesa. Posteriormente é apresentado, que os praticantes do direito devem orientar seu trabalho por um código de ética dos advogados, devem obedecer às regras e leis. Porém é importante lembrar que como ciência humana, não basta só analisar e aplicar a lei como se fosse um conhecimento exato. O Direito vai além, para promover justiça. É necessário respeitar a subjetividade e o fator humano dos envolvidos na ação da justiça.

O autor apresenta o Direito como uma ciência da argumentação. Mostra a eficácia de um bom argumento e do poder de sedução e da persuasão das partes em relação à acusação ou absolvição do indivíduo. Entende-se por sedução um processo emocional, não somente baseado em provas lógicas, mas também em artifícios retóricos. O elemento emocional é o fator de maior influência e o mais determinante para a decisão que os jurados devem tomar.

Vale ressaltar que o discurso jurídico tem como objetivo, a persuasão no tribunal do júri para alcançar um determinado resultado, absolvição ou condenação será utilizado interpretações dos fatos de modo a beneficiar uma ou outra causa, mais do que procurar estabelecer uma verdade empírica sobre as circunstâncias. O discurso fascina, seduz.

1- Delimitação do Objeto de Pesquisa

O autor opta por estudar o discurso jurídico dentro do Direito Penal, no qual é evidente a importância da sedução por meio da palavra. No direito penal importa muito mais a argumentação do que somente das provas materiais e técnicas, é sobretudo discursivo. O convencimento através da sedução é uma arte capaz de validar argumentos bastantes variados e tem papel primordial no convencimento dos jurados.

2- Sedução, o tema

O filme “O Beijo da Mulher Aranha”, retrata a história de dois companheiros de cela, um prisioneiro político (Valentim) e o outro acusado de corromper menores (Molina), os dois vivem universos pessoais diferentes. Esse filme mostra todo um jogo de palavras, cada frase por mais irrelevante que pareça é revestida de significados profundos. A história se passa em forma de diálogos entre os prisioneiros e a medida que os companheiros contam narrativas de aventuras oníricas eles vão se conhecendo melhor e vão revelando um pouco de si.

Molina tenta seduzir Valentin, e para tal usa da sedução por meio da palavra, com isto consegue fazer com que Valentin encare a sua realidade e sofra uma mudança radical em seu comportamento e em sua forma de encarar a realidade. O conceito de ‘’seduzir’’ é traduzido melhor por ‘’ tirar do caminho’’, isto é, transforma o universo da pessoa. É isso o que os advogados e promotores devem fazer no tribunal do júri, transportar os jurados ao seu imaginário.

- O estimulo dos sentidos

O principal ponto do discurso é a comunicação direcionada aos sentidos e sentimentos muito mais do que falar à razão, o objetivo não é demostrar algo e sim influenciar pessoas. Molina utiliza do discurso para exercer poder sobre o emocional de Valentin, na cena que ele relata e descreve uma jovem no zoológico, causando emoções no prisioneiro político, chegando a criar em sua mente imagens eróticas.

 - O poder da imaginação

 Uma das características do discurso sedutor é um estímulo a imaginação do receptor. O emissor deve se preocupar em fazer das palavras imagens para o receptor. Molina ao descrever a mulher na festa quer que Valentin enxergue a cena exatamente como ele a imagina.

 - A linguagem Kitsch

Essa linguagem é usada por Molina, uma linguagem coloquial, com descrições exageradas e sentimentalismo, é a ideal para seduzir pois não alimenta o racional do receptor. O uso de palavras eróticas faz com que Valentin sinta afeição pelo que sua razão repudia. A mudança de um homem racional para emocional é evidente na cena em que Valentim chora ouvindo Molina cantar bolero no sétimo capítulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com