TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império Romano

Tese: O Império Romano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Entre 1.000 a.C. e 900 a.C. Atenas, na Grécia, passa a ser centro cultural e artístico da civilização. Alguns séculos depois, os gregos foram desenvolvendo a mesma capacidade de comércio que os fenícios, uma antiga civilização do entorno do mar mediterrâneo, já dominavam há tempos.

E foram os gregos que provavelmente introduziram em Massallia (hoje a cidade de Marseille) e na ilha da Corsega, ambos pertencentes hoje à França, as primeiras plantações de uvas. O vinho fazia tanta parte do cotidiano dos gregos, que eles até celebravam Dionísio, o Deus do vinho. Tempos depois, os romanos tiveram também o seu Deus do vinho, a quem chamaram de Baco.

ROMANOS

O Império Romano foi regado a vinho. Os romanos foram importantes na história da bebida, porque investiram na evolução das técnicas e métodos de produção. Inclusive, vários nomes de vinhos surgiram e foram documentados nessa época. Além disso, o vinho romano foi possivelmente o primeiro a se aproximar da qualidade do vinho de hoje.

Os romanos foram também responsáveis por expandir o cultivo das videiras, iniciado pelos gregos, ocupando regiões como Bordeaux e Borgonha. Lá, eles fundaram as bases do que seria o berço da enologia moderna, inclusive com os avanços tecnológicos no cultivo das vinhas e na produção dos vinhos.

IDADE MÉDIA

Após a queda do Império Romano, a História registra o advento da Idade Média. Essa era foi marcada pela expansão da Igreja, em que os mosteiros passaram a ocupar colinas, onde havia já o cultivo de vinhas.

A Igreja aparece então como proprietária de vários vinhedos, entre os maiores da Europa. Já os monges, poderiam ser considerados como os “enólogos” da Idade Média, uma vez que eles estudaram e melhoram os métodos de produção.

SEC XVIII

Quando termina a Idade Média, o vinho entra em um ritmo intenso de evolução. Exemplo disso é a descoberta da rolha no fim do século 18, algo revolucionário para a época. Nesta mesma época, Borgonha ganha destaque como centro produtor, registrando avanços na qualidade de seus vinhos, tendo nos brancos e rosé seus principais exemplares.

SEC XIX

No início do século 19, revoluções ainda maiores acontecem no mundo dos vinhos. Para começar, os vinhos rosé perdem a atratividade e a demanda se desloca para vinhos mais escuros. O vinho, que desde o Império Romano era guardado em barris de madeira, passa então a ser armazenado em garrafas tampadas com rolhas. Tudo isso colaborou para uma maior longevidade e envelhecimento de modo diferente dentro da garrafa, aflorando assim suas qualidades aromáticas.

SEC XX

O século 20 presenciou grandes avanços tecnológicos na cultura das vinhas e na produção dos vinhos. A partir dos anos 70 os vinhos do Novo Mundo marcaram em definitivo sua presença no cenário, competindo em condições de igualdade com os vinhos europeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com