TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Legal Design E Visual Law

Por:   •  12/11/2023  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

“LEGAL DESIGN E VISUAL LAW”

Por volta do ano de 2013, nos EUA, devido ao avanço da tecnologia e a necessidade de uma comunicação visual mais efetiva ter se tornado algo cada vez mais necessário e importante em diversas áreas, inclusive no ramo do Direito, surgiu uma técnica chamada de Visual Law.

Essa técnica trouxe uma forma mais objetiva, acessível e clara de apresentar conteúdos jurídicos para todos os públicos. A priori, a ideia era trazer recursos gráficos e visuais que explicassem o direito de uma forma mais didática e com menos complexidade. E com o tempo, essa técnica foi se expandindo, chegando ao Brasil e ganhando espaço em outros países, se tornando uma importante ferramenta, muito utilizada pelos advogados na elaboração de peças processuais, elaboração de contratos, apresentações de trabalho etc.

Além da possibilidade de apresentar conteúdos complexos de forma mais intuitiva e simples, essa técnica permite a criação de conteúdos mais atraentes e dinâmicos, se utilizando de recursos visuais como fluxograma, diagramas, gráficos, ilustrações, tornando tal conteúdo mais fácil de ser compreendido. Apesar de ter ganhado espaço em diversos países, no Brasil essa técnica ainda é pouco comum no ramo do Direito, mas há um enorme potencial a ser explorado, especialmente em áreas como Direito empresarial, consumidor e Propriedade Intelectual.

Esta técnica, Visual Law, é uma excelente ferramenta na área do marketing jurídico, pois atrai a atenção de novos clientes. Os benefícios de sua utilização são diversos, pois tornam a comunicação mais clara e diminuem drasticamente as margens de erros de interpretação de contratos e documentos jurídicos, que por serem documentos complexos para a maioria dos leigos, tornam-se muitas vezes, objeto de conflitos futuros entre advogado e cliente.

Não há no Brasil impedimentos legais e éticos acerca da utilização do Visual Law na elaboração de petições, sendo essa técnica cada vez mais utilizada pelos profissionais do direito, como advogados e juristas em todo o mundo. Para aqueles advogados que buscam se destacar num mercado cada vez mais competitivo, o visual law se torna um excelente aliado, pois com ele, é possível tornar conteúdos antes difíceis de entender, em conteúdos atraentes, autoexplicativos, o que facilita a conquista de novos clientes e pode garantir sucesso em processos judiciais .

O emprego das técnicas de visual law é muito benéfico às partes do processo e ao julgador, garantindo a aplicação dos princípios da celeridade processual e da razoável duração do processo, pois, com peças mais objetivas e enxutas, não deixando dúvidas quanto ao seu teor, as decisões serão cada vez mais assertivas sobre o objeto da ação, diminuindo a quantidade de recursos interpostos para deixá-las mais claras ou até reformá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com