TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiculturalismo e seus significados

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo "O multiculturalismo e seus significados"

Juntaram alguns professores de ensino fundamental para conversar sobre reformas educacionais, e começa o questionamento sobre "multiculturalismo", acharam que seria fácil escrever sobre o tema já que estão acostumados com diferenças nas escolas. Para começar, citaram que várias experiências culturais resultam nas interações sociais por inteiro. Podemos começar dividindo por dois tipos de pessoas, as que acham que o multiculturalismo é um proposta política ingênua pois não aborda os reais problemas, e outras que simplesmente leva à desintegração social. Temos ainda os que acham que devemos sim preservar uma "cultura superior" a qual todos deveriam juntar-se, logo, têm os que acham errado uma cultura se julgar melhor que a outra. O multiculturalismo também produz conhecimento, tanto nas escolas quanto nas mídias sociais.

Existe uma parcela de pessoas mais privilegiadas em questão de conhecimento, eurocentrismo, e se o multiculturalismo chegar à todos anulará a superioridade da cultura europeia. O lugar com mais diversidade cultural é nas escolas, é lá que o multiculturalismo quer começar a agir, diz também que é na escola existe a raiz profunda da cultura euro e que lutam para acabar com ela há tempos. O preconceito, discriminação se tornou caso de relação multicultural. O multiculturalismo terá a seguir tratamento histórico-sociológico quanto ao seus "significados".

A cultura dita como superior, impôs que a diversidade cultural seria um problema, e esse paradigma é difícil ser quebrado. Desde sempre o multiculturalismo quer dar voz aos grupos minoritários, que visto por outras culturas não podem/está errado ser eles mesmos.

Com a entrada dos africanos no continente americano tudo ficou bem mais complexo, levaram consigo apenas memórias de suas tradições e modo de vida, foram obrigados a se integrarem como escravos, tempos depois começaram a se relacionar com grupos não-africanos, o que deu origem aos mestiços. Ainda nos dias de hj, é difícil se livrar dos preconceitos raciais, mesmo sabendo que viemos de ancestrais negros/escravos.

Cada país mostra para o resto da sociedade o que lhe convém, com o exemplo da França que só agora teve que reconhecer a pluralidade em sua sociedade. Grupos minoritários são os mais prejudicados nessa realidade em que vivemos, por isso devem fazer uma ação coletiva para interferir os padrões.

Os culturalistas ajudaram o multiculturalismo a abrir outros tipos de protesto cultural, e são gratos por essa ajuda, porém não concordam com algumas ideias do mesmo, exemplo, comer, dormir, urinar, engravidar, são atos de uma cultura, e não de um ato da natureza. Cada ato desse é particular de cada cultura.

É o jovem que move o multiculturalismo, grande parcela constrói sua identidade pelas mídias e movimentos culturais. O multiculturalismo está nos ritmos musicais, cada ritmo vem de uma cultura. O reggae já tem suas variações no Brasil, rap é utilizado como meio de protestar.

Se buscarmos diminuir desigualdades sociais, combater injustiças por meio de política social o Estado estaria atendendo reivindicação do negro, índio, deficientes, mulheres etc? Se a resposta for sim, estaria o Estado praticando justiça social? O multiculturalismo não é interesse de todos, mas sim das classe menos favorecidas por questões econômicas ou culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com