TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  7/3/2021  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

O MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA

Josuel Valente Gonçalves

Primeiramente, vale ressaltar que apesar do artigo exposto, titulado de ‘‘O método lógico para redação científica’’, já ter sido publicado a mais de 5 anos, na edição de janeiro a março de 2015, na revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde, é sem dúvida atual, haja vista que as formas de publicação veem se renovado cada vez mais.

No entanto, Volpato (2015) nos diz que, apesar de existirem mudanças no âmbito da publicação científica, a lógica básica da argumentação permanece a mesma. Entretanto, a mesma deve acompanhar ao novo ambiente de comunicação. Dessa forma, podemos explanar a respeito dessa problemática, quando em 2011, o mesmo autor publica o livro, ‘‘Método lógico para redação científica’’, no qual defende um pressuposto óbvio, porém ainda necessário de ser mencionado, no qual diz que as decisões na construção do texto científico decorrem das bases lógicas e filosóficas da ciência e de elementos de comunicação.

Assim, é relevante saber que tal artigo apresenta 14 laudas e é distribuído em tópicos (subtítulos) que apresentam requisitos interessantes e necessários para um pesquisador observar, tais como a forma de publicação científica, qualidade do artigo, aspectos lógico-estruturais, tipos lógicos de pesquisa (pesquisa descritiva, pesquisa de associação sem interferência entre as variáveis e pesquisa de associação com interferência entre as variáveis) e a aplicação do método lógico na estruturação e escrita do artigo.

Ademais, é preciso que o pesquisador possua acesso a conceitos sólidos sobre ciência para que possa desenvolver pesquisas de bom nível, pois bem antes de uma boa redação, é necessário ter um conhecimento científico palpável, para depois fazer o uso de palavras adequadas ao contexto da comunicação científica. Tendo a ciência, a pesquisa e a comunicação como um tripé para a base de uma boa produção de texto no âmbito nacional e/ou internacional, visto que o Brasil apresenta baixa qualidade nas suas publicações científicas. Para tanto, o autor afirma que é fulcral que os gestores invistam em uma melhor formação para que os alunos não sejam despreparados no momento de produzir textos internacionais. Bem como, um cientista não pode depender de protocolos e regrinhas para desenvolver sua argumentação.

Não obstante, o autor nos apresenta técnicas e explana detalhadamente cada ponto de como estruturar um artigo cientifico, no que se deve atentar no momento, desde o título, resumo, introdução, método, resultados, discussão, até a citação, cada um em tópicos separados. Sendo, tal obra uma leitura imprescindível para pesquisadores/cientistas em formação ou em especialização, assim fará uma abordagem produtiva e com bom nível de texto para o âmbito nacional e/ou internacional de sua pesquisa.

O autor do artigo, se chama Gilson Luis Volpato, Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-doutorado no exterior (Israel). Autor de 12 livros, inclusive o ‘‘Método lógico para redação científica’’, usado para respaldar esta resenha, assim como publicou diversos artigos, como o resenhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com