TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Negro no brasil problema de raça ou classe

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Nome : Geraldo Cardoso Feitosa Pessoa de Carvalho

RESUMO COMENTADO - O Negro no Brasil: Um problema de Raça ou de Classe.

Turma : SOCIEDADES, DIFERENÇAS E DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS LUSÓFONOS- T02 (2017.2 - 4T1234) – Enfermagem

No Brasil a muito tempo apresenta um modelo utópico de democracia racial, onde o racismo não é tão explicito quanto nos E.U.A. No brasil se nega a existência do racismo como se a questão social estivesse relacionada somente a questão de classe social e não a de raça ou cor. Assim sendo a ascensão social estaria relacionada somente a ambições do indivíduo estando assim ao alcance de todos.

A questão racial no Brasil aos poucos vem sendo discutida com uma maior aceitação na sociedade brasileira, embora ainda com muita resistência. No Brasil ainda é inexistente uma democracia racial pois no Brasil a discriminação é remetida a nível individual e não é assumida no contexto nacional, gerando assim desigualdades sociais.

A negação da discriminação racial no Brasil se dá principalmente pelo processo de embraquecimento que a sociedade brasileira sofreu, onde este processo foi visto como a ascensãosocial do ex- escravo, que tem como base o extermínio da raça negra através do branqueamento. Hoje , a luta daqueles que reconhecem as desigualdades existentes no Brasil consiste justamente em entender a questão racial e o conceito de raça.Contudo, nesse processo de embraquecimento poucos mestiços ascendem de uma classe social inferior para uma superior, mascarando assim uma provável ideologia de democracia racial.

No Brasil se tem um orgulho da chamada ‘’democracia racial’’ sistema esse que atrapalha ainda o reconhecimento de um preconceito racial existente na cultura brasileira .A culpa do racismo é atribuída na sociedade Brasileira ao negro por ocupar uma posição inferior na sociedade, fazendo com que atitudes racistas pareçam minoritárias e excepcionais.

A naturalização de desigualdades estão inseridas ate no contexto da população negra que não compreendem objetivamente o contexto em que estão inseridos, sendo está situação uma das principiais causas pois manifesta a ausência da discução social no país.

O embraquecimento da população no brasil é uma das mais cruéis expressões do racismo no país, pois favorece a falta de indentidade de uma população e traz a essa população um outro tipo de identidade que não condiz com sua essência, retirando do cenário nacional a questão racial.Fazendo com que somente o branco seja sinônimo de valores positivos desde de valores elementares até o status social.Fazendo com que se o negro quiser fazer parte de um status superior devera torna-se ‘’branco’’. Esse processo inclui a negação de características não – nobres e adesão a valores dominantes. Essa teoria previu a dominação de um numero maior de mestiços em razão de brancos e negros.Esse processo não significa necessariamente a acessão social mestiça e mesmo que ascendam socialmente nem todos os benefícios que a população dispõem estão a ao alcance de todos, existem restrições.O dinheiro foi considerado como condição de ‘’embraquecimento’’ e a pobreza , de enegrecimento, mas o dinheiro também pode enegrecer quando a tentativa de integração da população é barrada pelos brancos. Outra dificuldade encontrada pelos negros que ascendem socialmente é que são vistos como exceção e como indivíduos isolados. O próprio negro não contam com a solidariedade étnica como ocorreu com outras populações que apoiavam seus membros como é o caso dos imigrantes.

Existem dois tipos de preconceito o de marca e o de origem. O primeiro estaria relacionado ao fenótipo e o outro relaciona-se ao pertencimento a um grupo racial, a uma etnia cujas características o distinguem de outros grupos.O preconceito, enquanto manifestação de uma crença previa baseada em valores e qualidades presentes da ideia de raça , é mais reconhecido, contudo é condenado em nível intimista e restrito.Ainda não é possível estabelecer certamente que a população brasileira vive pela discriminação racial como um dos elementos fundamentais na sociedade. A dificuldade e a recusa de discutir a questão racial motiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com