TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER EXECUTIVO DIANTE DA IMPOSIÇÃO DO NÃO FAZER E DO FAZER.

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

O PODER EXECUTIVO DIANTE DA IMPOSIÇÃO DO NÃO FAZER E DO FAZER.

A LIQUIDÇÃO DA SENTENÇA

Conforme podemos perceber pela leitura do artigo  475-A do CPC “quando a sentença não determinar o valor devido, precede-se à sua liquidação”, isso quer dizer que a sentença que reconhece obrigação de não fazer ou de fazer pode ser ilíquida, ou seja, não precisa ter um valor determinado, um valor estipulado, sabe-se que a prestação deve ser individualizada e precisada, devendo a sentença determinar e definir o que deve ser feito. Esta sentença ilíquida depende da formulação de pedido genérico, isto é, do pedido que não define e delimita o fazer pretendido, por exemplo, se o autor não pode definir a extensão do dano provocado no momento da propositura da ação,  é totalmente compreensível que ele não possa definir o que deve ser feito pelo demandado para a execução ressarcitória, neste contexto também se o dano provocado aumenta progressivamente com o passar do tempo, é normal que o reconhecimento do dever de indenizar mediante a realização de fazer irá requerer a apuração da extensão do dano, para que então, o fazer devido seja delineado em sua exata dimensão.

O art .286 , II, do CPC  autoriza o autor a formular este pedido genérico que na verdade só ocorre quando não for possível determinar, de modo definitivo, as consequências do ato cometido. A liquidação, tratando-se de sentença que reconhece a obrigação de fazer ou não fazer, somente se impõe quando imprescindível à execução da tutela jurisdicional do direito, uma vez que a falta de alguns detalhes não chega a retirar a liquidez da sentença.

A CONCENTRAÇÃO DO PODER DE EXECUÇÃO

Como diz o parágrafo 5. do art. 461, “ para a efetivação da tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente, poderá o juiz, de ofício ou a requerimento, determinar as medidas necessárias, tais como a imposição de multa por tempo de atraso, busca e apreensão, remoção de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessário com requisição de força policial ”,  tal norma dá ao juiz o poder de utilizar o meio de execução adequado ao caso concreto, esta norma em destaque é fruto do direito fundamental de ação, pois, não há como aceitar a idéia de que o juiz somente pode admitir o uso dos meios executivos expressamente tipificados na lei, uma vez que a adequação dos meios de execução depende das circunstâncias do caso concreto.

Acerca deste direito fundamental tratado no parágrafo anterior, este, exige que o juiz tenha poder para determinar a medida executiva adequada e, por isto, fez com que o legislador deixasse de lado o princípio da tipicidade dos meios executivos e consagrasse o princípio da concentração dos poderes de execução do juiz. Nota-se que tal poder abarca diferentes situações, não só permite o uso do meio de execução capaz de dar efetividade a uma determinada e específica tutela de direito material (em abstrato), como por exemplo, a tutela inibitória, mas como também viabiliza a utilização da modalidade executiva capaz de garantir a efetiva tutela do direito material no caso concreto.

O PODER JURISDICIONAL DE DETERMINAR MODALIDADE EXECUTIVA DIFERENTE DA PEDIDA E DE CONCEDER “ RESULTADO PRÁTICO ” EQUIVALENTE AO DA TUTELA ESPECÍFICA RQUERIDA.

De acordo com o art. 461 do CPC, além de a lei não definir o meio executivo que deve ser utilizado, dando ao autor total liberdade de postular o que achar necessário e oportuno, o juiz não está mais “ restrito ” ao meio executivo solicitado, podendo determinar aquele que lhe parecer mais coerente ao caso concreto, ou seja, a necessidade do incremento do poder executivo não implicou apenas na quebra do princípio da tipicidade, mas também no desaparecimento da obrigação de o juiz ficar  restrito ao meio executivo solicitado, este artigo mencionado acima autoriza o juiz a determinar a modalidade executiva que achar melhor independentemente do requerimento do autor, isto é, de ofício, bem como a conceder a tutela específica ou o resultado prático equivalente. Porém, é preciso ser analisado cuidadosamente para avaliar se essa autorização  que o juiz tem de aplicar o meio executivo que achar melhor ao caso concreto, não viola os direitos fundamentais processuais, ou seja, não basta constatar que a lei processual afirma que o juiz pode impor o meio executivo que achar necessário, mas ao fazer isto, violar algum direito ou até mesmo comprometer sua imparcialidade levando-o a atuar de forma arbitrária, causando assim um prejuízo  ao processo.

O juiz tem o dever de, ao reconhecer o direito à tutela do direito material, prestá-la de modo efetivo, e assim, determinar o meio de execução necessário, ainda que diferente do solicitado, o juiz quando analisa o processo e percebe as peculiaridades que ali existem, e assim solicitar um pedido diverso do que foi apresentado, deve então justificar sua decisão, mostrar porque ele usou um modo de execução diverso do requerido, e também deve ser o meio de execução que traz menor restrição possível ao demandado, também deve conceder o resultado prático equivalente ao da tutela específica solicitada, não podendo extrapolar os seus limites.

Por exemplo, uma vez constatada a necessidade de fazer cessar a poluição, prestando-se tutela inibitória, o juiz pode deixar de determinar a interdição da empresa para determinar a instalação de um filtro antipoluente, como é óbvio, isto só será possível  se a instalação do filtro constituir meio idôneo à tutela inibitória do direito ambiental. É apenas após a constatação da idoneidade do meio que se perguntará sobre a regra da menor restrição possível, ou seja, se bastar, para fazer cessar a poluição, instalar um filtro antipoluente, obviamente não há como determinar a interdição da empresa, pois neste caso estaria sendo violada a regra da menor restrição possível.

Assim podemos perceber novamente que a lógica do art. 461 do CPC somente pode ser compreendida a partir da teoria da tutela dos direitos, o resultado prático deve ser equivalente ao da tutela do direito solicitado, e não ao da sentença pedida

A DIFERENÇA ENRTRE MODALIDADE EXECUTIVA DIFERENTE DA PEDIDA E “RESULTADO PRÁTICO” EQUIVALENTE AO DA TUTELA ESPECÍFICA SOLICITADA

O uso de execução diverso não pode ser confundido com a concessão de resultado pratico equivalente, a modalidade executiva nada mais é que uma técnica destinada a realizar a tutela do direito material, ela pode ser voluntaria mas pode também, ser forçadamente ou  mediante o constrangimento da vontade do vencido, assim existem algumas modalidades do meio executivo como busca e apreensão, também figura neste contexto a multa, quando se altera a multa para a busca e apreensão para se prestar uma tutela, há somente uma modificação do meio executivo, nada mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com