TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento Sumaríssimo

Por:   •  20/4/2017  •  Artigo  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Procedimento sumaríssimo

O procedimento sumaríssimo está previsto no inciso I do artigo 98 da constituição federal conforme está descrito:

Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão:

I - Juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumariíssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau;

        Tal procedimento é regido pela lei 9.099/95, nos juizados especiais criminais nos quais são regulados a transação em conformidade com artigo 61 da já citada lei. São considerados infrações penais com menor potencial ofensivo, os crimes nos quais a pena máxima não seja superior a 2 anos havendo ou não multa e nas contravenções penais. Conforme com artigo 10 da Lei de introdução ao Código Penal, a contravenção é “a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente. ”

        Como já citado a lei 9099 de 1995 dispõem sobre as regras das transações penais do procedimento sumaríssimo. Cabe, porém, salientar a diferença entre o juizado especial estatual e o federal pois em 18 de março de 1999 a Emenda Constitucional n. 22 adicionou um parágrafo único ao artigo 98 da Constituição, que cita que a Lei Federal assegurará a criação no âmbito da Justiça Federal dos juizados especiais.

        Os Juizados Especiais Criminais Federais julgam também as infrações de menor potencial ofensivo, conforme o artigo 20 da lei n. 10.259, de 12 de julho de 2001, no entanto julga as infrações da esfera federal, tal competência para processo e julgamento está entendido no artigo 109 da constituição federal.

_____________

1 Nucci, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 13. ed. Rio de Janeiro. Forense, 2016,p. 654.

        

. Já os Juizados Especiais Criminais dos Estados serão regulados por lei estaduais de acordo com o artigo 93 da lei 9099/95.

Em concordância com o princípio da oralidade os atos do juizado de forma preferencial devem ser feitos de forma oral, à exceção de quanto a lei for contra tal princípio. O renomado professor Eugênio Pacelli2 cita que caso o Ministerio Publico entenda que o caso é de difícil compreensão e seja incompatível com a celeridade do Juizado Especial, ele deverá requerer o encaminhamento dos autos ao juízo comum, conforme artigo 77 parágrafo 2 da lei (9099/95) e o procedimento que será adotado é o sumário ( artigo 538 CPP).No entanto se não houver acordo entre o juiz e ministério público será aplicado o artigo 28 do CPP e artigo 62, Lei complementar n0 5/93 no âmbito do Ministério Público da União. Mas caso já tenha cito oferecida a denúncia ou queixa, o juiz pode desviar sua competência para o juízo comum, se entender que a causa é de maior complexidade.

        O juiz após proposta a ação indicará data para audiência de instrução e julgamento na qual todos os presentes serão informados, aquele que não compareceu na fase preliminar será intimado sobre o fato. Conforme os artigos 67 e 68 da lei (9099/95). Quanto as testemunhas o réu, não obstante de intimação deve apresenta-las na data em que lhe foi indicado, porem se ele pediu deve o fazer no mínimo com cinco dias de antecedência, já as testemunhas da acusação serão intimadas conforme artigo 67 da referida lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com