TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Civil

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.469 Palavras (30 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 30

Direitos Sociais – Questionário

  1. - O STF no julgamento do RE 407.688 em 2006, afirmou ser legítima a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação em virtude da compatibilidade da exceção prevista no art.3º, VII, da lei 8.009/1990 com o direito a moradia consagrado no art. 6º da CF.
  2. - Por meio da Emenda Constitucional nº 114/2021, foi inserido um parágrafo único ao artigo 6º da Constituição, que passou a assegurar que todo “brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária.”
  3. – Despedida arbitrária constitucionalmente vedada, o artigo 7º inciso I da Constituição proíbe a despedida arbitraria e determina ao legislador infraconstitucional que edite uma lei de proteção ao trabalhador contra tal prática, porém, tal dispositivo nunca foi criado.

Desemprego involuntário no inciso II, do artigo 7º, prevê o direito do trabalhador ao recebimento do seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.

  1. - Conforme a CF em seu artigo 7º, inciso IV, o salário mínimo é fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as necessidades vitais básicas e as da família do trabalhador, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. Com fundamento no artigo 7º, inciso V da Constituição Federal e na Lei Complementar 103/2000, os Estados e o Distrito Federal podem instituir um piso salarial estadual diferente do nacional, por aplicação do disposto no parágrafo único do art. 22 da Constituição.
  2. – É o valor mínimo assegurado ao trabalhador que pertence a certa categoria profissional, necessariamente superior ao salário mínimo vigente e pode ser fixado tanto por lei quanto por sindicatos.
  3. – Em regra, o salário não pode ser reduzido. Para que a redução seja legítima, deve ela decorrer de negociação coletiva com a participação obrigatória do sindicato. Mas diante da pandemia de COVID-19 a MP 936/2020 o processo de redução salarial é permitido. Posterior mente, ela foi atualizada pela MP 1045/2021, a redução salarial está prevista no art.3º desta MP, que diz: Art. 3º São medidas do Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda:

II – A redução proporcional de jornada de trabalho e de salários;

Na redução salarial, conforme prevê a lei, ao realiza-la a empresa arca com uma parte do salário e o governo com a outra parte.

  1. - Previsto atualmente no artigo 6º, inciso XI, da Constituição Federal de 19881, como um direito dos trabalhadores, a participação nos lucros e resultados pelos

trabalhadores das empresas estatais. O artigo 7º, inciso XI, da CF 88, possui a seguinte redação:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(...)

XI - participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei;

  1. – Benefício que tem como objetivo a complementação da renda da família de um trabalhador de baixa-renda, ou seja, que tenha uma renda mensal abaixo do valor estabelecido pelo INSS para cada ano ou que possua filhos entre 0 e 14 anos de idade ou para filhos que têm algum tipo de invalidez/deficiência. Em 2022, o valor do salário família é de R$56,47 para cada filho que se enquadra na regra.
  2. – Analise as previsões constitucionais quanto à jornada de trabalho, repouso semanal remunerado, férias e remuneração por hora extra.

Jornada de Trabalho:

  1. - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
  • De acordo com o art. 19 da Lei nº 8.112/90, a jornada de trabalho para servidor público civil é de no máximo 40 horas semanais.
  1. - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;
  • Por turnos ininterruptos compreendem-se as jornadas rotativas, sem fixação de horários, de modo que o empregado sempre prestará serviços em períodos diferentes (manhã, tarde ou noite

Repouso Semanal Remunerado

  1. - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
  • SR é o valor pago para horas extras, comissão ou adicionais que ainda não foram computados o descanso. Sua forma de cálculo deve ser interpretada como a somatória dos dias úteis, inclusive o sábado, dividido pelos domingos e feriados no mês.

Férias

XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

  • No art. 76 da Lei nº 8.112/90 diz que é devido um adicional de 1/3 (e não no mínimo 1/3...)

Remuneração por Hora Extra

XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal;

  • O artigo 53 da Lei nº 8.112/90 prevê adicional por serviço extraordinário com acréscimo de 50% (não fala em no mínimo...). Na CLT (art. 59, § 1º) consta que a hora extra será pelo menos 20% superior á normal.
  1. - A licença-maternidade prevista no artigo 7º, XVIII, da Constituição abrange tanto a licença gestante quanto a licença-adotante, ambas asseguradas pelo prazo mínimo de 120 dias. Interpretação sistemática da Constituição à luz da dignidade da pessoa humana, da igualdade entre filhos biológicos e adotados, da doutrina da proteção integral, do princípio da prioridade e do interesse superior do menor.
  2. - O aviso prévio é a comunicação que uma parte faz a outra no contrato individual de trabalho, informando-a que não pretende dar continuidade à relação laboral. Tem lugar nos contratos sem prazo determinado e nas dispensas sem justa causa.
  3. - Conforme Art. 7º, inciso 23, é direito do trabalhador adicional de remuneração para as atividades penosas insalubres ou perigosas na forma da lei.
  • Penosa é a atividade exercida em zonas de fronteira ou que exige, para a sua realização, expressivo dispêndio físico, trazendo esgotamento, desgaste excessivo etc.
  • Insalubre é a que compromete a saúde do trabalhador.
  • Perigosa é a que ameaça a vida do trabalhador, como o direto com inflamáveis, instalações elétricas de grandes voltagens, vigilância de risco etc

  1. - Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas. A jurisprudência do STF firmou- se no sentido da existência de direito subjetivo público de crianças até cinco anos de idade ao atendimento em creches e pré-escolas. (...) também consolidou o entendimento de que é possível a intervenção do Poder Judiciário visando à efetivação daquele direito constitucional.
  2. - Convenções, acordos coletivos de trabalho e respectivos termos aditivos são instrumentos de caráter normativo, firmados entre entidades sindicais ou entre estas   e   empresas,   que   estabelecem   condições de trabalho aplicáveis no âmbito de representação das partes envolvidas.
  3. - O Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT) diz respeito a uma contribuição que as empresas pagam para custear os benefícios do INSS de colaboradores que sofrem de doença ocupacional ou tiveram acidente de trabalho. Ele é amparado pela Lei Orgânica da Previdência Social nº 3.807/60. O artigo 927, parágrafo único, do Código Civil é compatível com o artigo 7º, XXVIII, da Constituição Federal, sendo constitucional a responsabilização objetiva do empregador por danos decorrentes de acidentes de trabalho, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida, por sua

natureza, apresentar exposição habitual a risco especial, com potencialidade lesiva e implicar ao trabalhador ônus maior do que aos demais membros da coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com