TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REGIME POLÍTICO E A DEMOCRACIA FORMAL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

O REGIME POLÍTICO E A DEMOCRACIA FORMAL

TIJUCAS

2015

A DEMOCRACIA FORMAL

      É chamado de democracia formal, o sistema político em que as regras constitucionais são planejadas separação do poder judicial legislativo, executivo e, reservando a soberania popular, escolhendo o primeiro e secreto livre, igual, universal, direto. Em um sentido pejorativo sejam assimilados aos Estados onde as normas constitucionais refletir este sistema legal, mas na prática é violado.

      O regime político é a estrutura política de um Estado, com todo seu complexo institucional e ideológico. Existem dois tipos de regime político, o totalitário e o democrático, o Brasil adota o regime político democrático semidireto ou também chamado de participativo, em que o povo escolhe seus representantes, mas também tem a possibilidade de intervir em certos assuntos por meio do referendo, do plebiscito, e da iniciativa popular. No referendo a população confirma um ato tomado pelo governo, por exemplo, confirma a proibição do porte de armas. No plebiscito o povo escolhe entre opções que lhe são conferidas, por exemplo, a escolha da forma de governo e do sistema de governo. Na iniciativa popular a população constrói um projeto de lei e o sugere para a apreciação, por exemplo, a lei da ficha limpa foi uma lei que nasceu da iniciativa popular.

      Nos países capitalistas, o conceito de democracia é quase exclusivamente a democracia formal, voltado para o procedimento eleitoral, para a representação dos cidadãos através dos partidos políticos, cada um representando visões diferentes de governo, e sobre tudo, cada um representando interesses de classe, diferentes ainda que muitas vezes o escondam. Nestas democracias o governo é exercido através de leis e medidas aprovadas no parlamento ou pelo executivo do partido mais votado.

      Este tipo de democracia formal, não alarga nem fomenta a discussão e participação das camadas populares, mais desfavorecidas, que normalmente são mantidas na ignorância dos assuntos e vulneráveis à propaganda dos partidos e em especial às ideias transmitidas pelos órgãos de comunicação. A televisão, sobretudo, exerce um papel determinante na formação das consciências e na apresentação de soluções de acordo com as ideias dos partidos ou da classe no poder. Neste tipo de Democracia, a classe com maior poder econômico tende a manter-se no poder.

TIPOS DE DEMOCRACIA

      Existem ainda outros dois tipos de democracia, denominadas direta e indireta. A democracia direta é um tanto utópica, visto que a declaração da vontade do cidadão deve ser direta. Foi modelo utilizado na Roma antiga, local do nascimento do direito, na época ainda se era possível à aproximação da democracia com o povo, pois nem todos eram cidadãos e o número reduzido de pessoas facilitava a implantação de tal modelo democrático, no Brasil seria impossível reunir todos os cidadãos para debates de cunho governamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com