TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo no Brasil

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Wilson Santos da Silva

RACISMO NO BRASIL

Rio de Janeiro/ RJ

2018

Wilson Santos da Silva

RACISMO NO BRASIL

Atividade Prática Supervisionada/APS

APS apresentada à banca examinadora do programa de graduação do Centro Universitário Carioca, como exigência parcial para a obtenção da aprovação na disciplina fundamentos de direito.

Orientadora: Paula Regina.

Rio de Janeiro/ RJ

2018

A Josefa Por ser uma excelente mãe, pelos momentos bons e ruins, por todo apoio e carinho.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente а Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de minha vida, е não somente neste semestre, mas em todos os momentos, o maior mestre que alguém pode conhecer. Sem Fé nada somos.

Ao meu esforço, pois sem isso não haveria trabalho, sendo assim, um grande agradecimento a mim.

Agradeço a minha mãe JOSEFA SANTOS por sempre está comigo me dando forças nas minhas escolhas e por ter sido uma mãe , e um pai que eu nunca tive,  minha guerreira que amo mais que tudo nesse mundo.

Agradecemos a Professora PAULA REGINA por todas as orientações no decorre deste semestre, pela paciência e dedicação.


O sucesso não vem de notas ou diplomas, de títulos de honra. Vem de experiências que expandem sua crença no que é possível.(Matea)


RESUMO

Este trabalho relata o Preconceito e descriminação sofrida por milheres de negros no Brasil, desde muitos anos até os dias de hoje. Comprovar que mesmo estando no século xi, ainda existe muito preconceito no Pais.

Palavras-chave:

Palavra chave a, Palavra chave b, Palavra chave c, Palavra chave d. Você precisa escrever aqui as mesmas palavras-chave que destacou na ficha catalográfica.

ABSTRACT

This work reports the Prejudice and discrimination suffered by millions of blacks in Brazil, from many years to the present day. To prove that even in the eleventh century, there is still a lot of prejudice in the country.

Key words:

Keyword a, Keyword b, Keyword c, Keyword d. You need to write here the same keywords that you highlighted in the cataloging tab.


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................................9
2. RACISMO NO BRASIL........................................................................................................10
3. DADOS ESTATISTICOS......................................................................................................11
4.O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO....................................................................12
5. CONCLUSÃO.....................................................................................................................13
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................14


1. INTRODUÇÃO

O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.

Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.

Com isso, percebe-se como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso.

Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas. Pode acontecer em forma de piadas, xingamentos, ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. A verdade é que nenhum lugar está protegido do racismo.

2. RACISMO NO BRASIL

O Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as raças humanas considerando-as hierarquicamente como superiores e inferiores, o qual, no Brasil, é fruto da era colonial e escravocrata estabelecida pelos colonizadores portugueses.

A característica mais marcante do racismo brasileiro é seu caráter não oficial, pois se a lei conferiu liberdade jurídica aos escravos, estes nunca foram de fato integrados a economia e, sem assistência do Estado, muitos negros caíram em dificuldades após a liberdade. Ora, desde a "Proclamação da República" (1889), não há referência jurídica a qualquer distinção de raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (180.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com