TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos de racismo no Brasil

Tese: Casos de racismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Geografia

Racismo

Neste trabalho você vai encontrar o que é racismo e casos de racismo na escola e no futebol

Cleison Costa

_______________________________

Barrolândia-Belmonte-Ba

2014

16/04/2013

Escola: Antonio Carlos Magalhães

Data de entrega: 16/04/2013

Serie: 3° ano Turma: C

Aluno: Cleison Costa

Trabalho apresentado à disciplina de Geografia.

Como requisito avaliativo da I unidade, orientado pela professora Maria Dajuda.

Barrolândia-Belmonte-BA

2014

Racismo

Existem vários tipos de racismo, entre eles o racismo individual, institucional, cultural, primário, comunitarista ou diferencialista e racismo ecológico ou ambiental. Mas o que é Racismo?

Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.

Historicamente, o racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sobre outros, como se verifica no período da escravidão, colonialismo, e nos genocídios ocorridos ao longo da história.

O racismo está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muito debatidos na atualidade.

 Casos de racismo no Brasil:

Na escola – Uma mãe que alega não ter conseguido rematricular o filho em uma escola particular de Guarulhos, na Grande São Paulo, porque o aluno se recusou a mudar o corte de cabelo black power. Ela contesta o pedido do colégio, que teria se recusado a aceitar o menino por mais um ano, e acusa a instituição de racismo. Um inquérito foi aberto na última terça-feira para investigar o caso. Lucas Neiva de Oliveira, 8 anos, estuda no colégio Cidade Jardim Cumbica, e afirma ter recebido em agosto um bilhete de uma professora do filho solicitando que ele usasse um corte de cabelo "mais adequado".

No futebol – Quando jogava no Palmeiras, o zagueiro Danilo ofendeu o defensor Manuel, do Atlético-PR, em uma partida de Copa do Brasil. Na ocasião, ele proferiu o insulto "macaco do caralho" para se referir ao adversário. Como punição, ele ficou suspenso por 11 jogos do Campeonato Brasileiro. Julgado quase três anos depois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com