TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEQUESTRO DE DADOS E SEUS IMPACTOS

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

 

 

Giovana Sarlo Rito – R.A. D4315B7

Rafael Boaventura – R.A. D117963

Tatiana Scatini – R.A. D4853G6

Tuanny Gomes Pereira – R.A N160233

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

 

 

 

RESPONSABILIDADE CIVIL

 

“SEQUESTRO DE DADOS E SEUS IMPACTOS”

 

 

 

 


 

 

 

 

São Paulo – Campus Norte

Novembro / 2018[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

 

 

Giovana Sarlo Rito – R.A. D4315B7

Rafael Boaventura – R.A. D117963

Tatiana Scatini – R.A. D4853G6

Tuanny Gomes Pereira – R.A N160233

 

 

 

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

 

 

RESPONSABILIDADE CIVIL

 

“SEQUESTRO DE DADOS E SEUS IMPACTOS”

 

 

 

 

 

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Direito da Universidade Paulista referente a uma análise de caso específico envolvendo sequestro de dados e os seus impactos.

 

Orientadora: Profª. Dra. Flávia G. F. Cammarosano

 

São Paulo – Campus Norte

Novembro / 2018

[pic 2]

SUMÁRIO

         

Introdução..........................................................................................................04

Análise de Notícias sobre sequestro de dados..................................................05

Análise do texto da lei 13.709/18.......................................................................06

Parecer jurídico..................................................................................................07

Considerações Finais........................................................................................11

Referências........................................................................................................12

 

[pic 3]

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta em seu enunciado um problema causado pelo crime digital no caso se no sequestro de dados teremos o crime de responsabilidade civil ou não.

Para entendermos um pouco mais sobre o tema devemos salientar o que seria a responsabilidade civil segundo Carlos Roberto Gonçalves responsabilidade é um vínculo com o devedor que visa restaurar o equilíbrio reparando um dano causado.

ANÁLISE DE NOTÍCIAS SOBRE SEQUESTRO DE DADOS

O sequestro de dados tem se tornado cada vez mais parte do cotidiano de pessoas com acesso à internet. Esse crime, conhecido como ransomware, acontece por meio de uma infecção oriunda de arquivo recebido ou link que possua código malicioso e visa impedir totalmente o usuário de acessar o dispositivo infectado, ou impedir o acesso a dados armazenados nesse dispositivo por meio de criptografia. O agente humano por trás da infecção exige pagamento (ransom) pelo reestabelecimento do acesso ou para que os dados afetados não sejam vazados ao público, ou ainda destruídos.

 O ano de 2017 foi marcado pelo aumento na incidência e na robustez de ransomwares, já que os ataques eram dirigidos anteriormente a alvos de menor importância e visavam a exploração de vulnerabilidades, mas não o lucro. No entanto, em 2017 os ramsomwares atingiram grandes corporações e governos, como foi o caso da infecção desse tipo conhecida como “Wanna Cry”, que se espalhou rapidamente e chegou a atingir 230 mil sistemas.

 Estima-se que somente a Avast tenha detectado e bloqueado 176 milhões de ataques “Wanna Cry” desde que ele começou a se espalhar. No Brasil foram 7,4 milhões de ataques neutralizados. No entanto a infeção permanece se espalhando, e a causa são sistemas operacionais desatualizados, que por isso permanecem vulneráveis ao ataque. Esse ransomware tem também a capacidade de detectar e se espalhar por redes locais a partir de 1 único equipamento infectado (3). Atualmente existe famílias de ramsomware direcionadas a smartphones, principalmente os que utilizam o sistema operacional Android.

 Os alvos mais comuns desses ataques são grandes corporações, mas pequenos negócios têm se tornado alvos corriqueiros segundo dados de pesquisa conduzida pela Trend Micro e divulgados em 2017. Também foi possível detectar que 65% das empresas sediadas em países latinos e que sofreram ataques ransomware perderam todos ou quase todos os dados sequestrados, sendo que 1 em cada 6 empresas não recuperaram os dados mesmo pagando o resgate.

Ainda em 2017 ocorreram três outros grandes surtos de ransomware: o Expetr, o Badrabbit, e o Crysis. Entre os países latinos, este último afetou em maior escala o Brasil a partir do crescimento de sua proliferação em 2018.

 De janeiro até julho de 2018 foram constatados 181,5 milhões de ataques implicando em um crescimento de 229% no acumulado do ano.

 

ANÁLISE DO TEXTO DA LEI 13.709/18

 

A Nova Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 15 de agosto de 2018 pelo Presidente da República Michel Temer, altera a Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet). É inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), que se trata de um regulamento do direito Europeu.

 A finalidade dessa nova lei, ainda em período de “vacatio legis”, é regulamentar o tratamento de dados pessoais, obtidos por pessoa natural ou jurídica, sejam elas de direito público ou privado, em território nacional, para fins econômicos. A Lei tem por objetivo, a proteção dos direitos fundamentais, da liberdade e da privacidade dos titulares dos dados, conforme previsto no art. 1º da Lei 13.709/18.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (421.4 Kb)   docx (303.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com