TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Marx

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

UNISANTA - CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA FILOSOFIA DO DIREITO

Profa. Renata Leme

SEMINÁRIO

[pic 1]

Karl Marx

1818-1883

Ana Luiza Joswiak Castello– RA 200555

Elícia Cardozo de Azevedo R.A. 202255

Jenifer da Silva Meireles – RA 200014

Juarez Fontana dos Santos – RA 167247

Lorenzo de Lucca – RA 187306                                                

Abril/2021

INDICE

  1.  Karl Marx – Perfil do personagem
  2. Influência de Hegel no pensamento de Marx
  3. Uma tentativa de síntese do pensamento marxista
  4. Reflexos contemporâneos do pensamento marxista
  5. Conclusão
  6. Bibliografia consultada

pg. 3

pg.3

pg.4

pg.7

pg.8

PG.9

  1. KARL MARX, UM PERFIL DO PERSONAGEM

Fruto de uma família de classe média, Karl Marx nasceu em 1818, na Prússia, depois de exilado, residiu em Paris e tornou-se apátrida. Em 1849 se mudou com sua família para a Inglaterra, onde morou até morrer em 1883.

Foi filósofo, advogado, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário. Durante sua vida publicou várias obras, destacando-se o Manifesto comunista (1848) e O capital (1867–1894).

O seu pensamento foi muito influenciado pelo ambiente da Era Vitoriana. Konder (1999) identifica que "Antes de poder contestar a sociedade capitalista, Marx pertencia a ela, estava espiritualmente mais enraizado no solo da sua cultura do que admitiria, e que diante dos padrões da Inglaterra Vitoriana mostrou traços típicos das limitações de seu tempo”.

A era vitoriana é identificada pela expansão colonialista que consagrou o domínio mundial do Império Britânico. O processo colonialista foi resultado da acumulação do capital derivado da expansão da revolução industrial na Europa ocidental, que para a aplicação e acumulação do capital, requeria a expansão, além da Europa, dos mercados produtores e consumidores.

O impacto social da revolução industrial no período vitoriano resultou em diversos fenômenos como:

  • Êxodo dos camponeses para a cidade;
  • Vertiginoso crescimento demográfico das cidades industrializadas;
  • Mudança dos padrões arquitetônicos urbanos;
  • Degradação das condições sanitárias e de habitabilidade;
  • Diminuição da produção agrícola;
  • Expressivo aumento da desigualdade social.

Os contrastes sociais e as relações do trabalho da época influenciaram o pensamento de Marx. Enquanto a classe rica desfrutava o seu poder econômico, desfilando pelas ruas de Londres, os operários morriam de tuberculose em casas insalubres.

O autor inglês Charles Dickens, revela em sua obra "Oliver Twist", a rudeza do dia a dia das crianças da classe operária, que participavam igualmente do trabalho fabril. Apesar das campanhas contra o trabalho infantil, somente em 1847 a legislação inglesa limitou a 10 horas diárias o trabalho de crianças e adultos.

  1. INFLÊNCIA DE HEGEL NO PENSAMENTO DE MARX

Os estudiosos procuram identificar a aproximação entre Hegel e Max na dialética idealismo-materialismo, visto que Hegel é acentuadamente idealista e Marx materialista.

Quando estudante de direito em Berlin em 1837, Marx participava de grupos de jovens hegelianos, ocasião em que alinhavou o seu pensamento, que culminaria na formulação do materialismo histórico. Os primeiros esboços do seu pensamento foram revelados em sua tese de doutorado: “Diferença da filosofia da natureza democrítica e epicureia,” escrita em 1840-1841.

Marx foi profundamente influenciado pelo filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que havia formulado uma teoria dialética baseada na ideia da formação de um espírito de época, que, segundo seu autor, era uma espécie de ideia metafísica e coletiva que fazia com que as pessoas vivessem de certo modo.

Para Marx e Engels, há uma contradição interna no sistema capitalista que faz com que os trabalhadores (proletariado)se vejam como produtores de tudo por meio de sua força de trabalho, mas não conseguem acessar aquilo que é deles por direito.

A constatação de que a análise suficientemente aprofundada da realidade revela elementos contraditórios, constitui um dos elementos desenvolvidos por Hegel continuado no pensamento de Marx.  É a partir deste princípio que Marx estrutura o seu método analítico (Praxis), orientado para a observação da realidade vivida na sociedade, na busca do entendimento das causas de sua transformação.

Marx conclui que as ideias que se tem sobre as coisas, são construídas a partir do contato com o mundo sensível por meio de um processo complexo do qual participa toda a cultura. Este constitui o fundamento de sua tese denominada: materialismo histórico.

Após um tortuoso percurso analítico, no qual ele se debruça sobre a sociedade da era vitoriana, promove a formulação revolucionária da utopia Marxista, sugere refletir uma retomada ao idealismo hegeliano.

  1. UMA TENTATIVA DE SÍNTESE DO PENSAMENTO MARXISTA

Marx não se limitava à curiosidade pela economia, mas mergulhava vorazmente na leitura de filósofos, jurisconsulto e das questões sociológicas. Porém, atestando seu fundamentado racionalismo, deixa transparecer em suas obras o apuro da análise empírica, factual, na busca da revelação das causas e seus efeitos da economia real da sociedade que o abrigava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (651.6 Kb)   docx (479.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com