TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sequestro internacional de crianças

Por:   •  2/10/2017  •  Artigo  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Inicialmente, cumpre referir que os direitos dos infantos juvenis surgiram com a necessidade de assegurar a eles uma vida digna, e serem tratados de forma especial, garantindo uma vida plena e sadia. Neste sentido, MACIEL afirma que, a história da proteção da criança e do adolescente começa na idade antiga, quando estes eram amparados pelos pais até enquanto moravam com eles, e com isso, não existia a distinção do relativamente ou absolutamente incapazes, e, portanto, não eram “amparados” como sujeitos de direitos. (MACIEL, FERREIRA LOBO A., Kátia Regina. Curso de Direito da Criança e do Adolescente teóricos e práticos, 8ª edição.. Saraiva, 12/2014. VitalSource Bookshelf Online. pág, 44.)

Somente na fase imperial que o Estado começou a se preocupar com as crianças e adolescentes infratores, porém, no âmbito civil, eles agiam por meio de costumes adquiridos no século passado pela igreja católica.

Em meados do ano de 1943, o problema social começou a ser observado ganhando sua devida importância, a qual foi instalada uma Comissão Revisora do Código Mello Mattos, no propósito de elaborar um código misto, eis que:

No projeto, percebia-se claramente a influência dos movimentos pós-Segunda Grande Guerra em prol dos Direitos Humanos que levaram a ONU, em 1948, a elaborar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e, em 20 de novembro de 1959, a publicar a Declaração dos Direitos da Criança, cuja evolução originou a doutrina da Proteção Integral. Pag 48

Com a preocupação que aflorava o Estado em relação aos menores, em 1970, iniciaram-se debates objetivando a criação de uma legislação voltada para o menor, se consolidando somente em outubro de 1979, perante a Lei n. 6.697, instituído como novo Código de Menores, o qual se estabilizou como a doutrina da Situação Irregular (MACIEL, pag. 48).

Outrossim, essa doutrina foi modificada devido a carta constitucional de 1988, a qual acarretou consideráveis mudanças na nossa legislação, definindo novos paradigmas para as crianças e adolescentes, estabelecendo a doutrina da proteção integral.

Crianças e adolescentes deixam de ser objeto de proteção assistencial e passam a titulares de direitos subjetivos. Para assegurá-los é estabelecido um sistema de garantia de direitos, que se materializa no Município, a quem cabe estabelecer a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, por meio do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como, numa cogestão com a sociedade civil, executá-la.

Com isso, novos “atores” entram em cena, Novo objeto de proteção começou a ser amparado, o que antes somente as pobres, órfãs, delinquentes, ou abandonadas, eram protegidas, agora todas recebem a proteção integral igualitariamente, tendo como o dever da família, da sociedade e do Estado, lhe proporem “prioridade absoluta”, como o Estatuto da Criança e do adolescente (1990) lhes asseguram.

1.2 A CRIANÇA NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Importante destacar que não foi só no ordenamento jurídico brasileiro que o bem estar da criança e do adolescente recebeu maior preocupação. No âmbito internacional também efetuaram importantes convenções que colaboraram para a evolução do direito infanto-juvenil, abrangendo o desencadeamento de políticas internacionais de proteção, com o escopo de combater as formas de exclusão que as influenciam negativamente, restituindo-as em suas famílias, bem como na sociedade.

A proteção da criança e do adolescente do âmbito internacional teve como primeiro documento internacional, a declaração de Genebra em 1924, pela Liga das Nações, porém, foi somente em 1959, que os direitos da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com