TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Totalitarismo

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmicos: Camilla Santana, Claudinei Silva, Daniele Ireno e Heitor

Professor: Jose Carlos Alcantara

Assunto: Totalitarismo

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais, pois o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.

Muito comum em diversos regimes do século XX, este fenômeno político nasceu durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim desta, a Europa passou por uma de suas piores crises econômicas, pois foi o palco principal de batalha. A população de todo o continente teve seu período de miséria e pobreza enquanto houve uma significativa redução dos setores produtivos.

O Estados Unidos fornecia grande ajuda financeira, mas as esperanças foram por água abaixo quando chegou a crise de 1929. As doutrinas liberais e capitalistas entravam em descrédito diante dos seqüenciais episódios de fracasso. Esse foi o momento perfeito para que os partidos com ideais diferentes começassem a mobilizar as classes trabalhadoras para fazer novos levantes para tomar o poder. Com novas perspectivas para a sociedade e ares de renovação, os partidos acabaram conquistando espaço entre os trabalhadores e, a partir de então, os regimes totalitários conseguiram, por meio de golpe ou de apoio de setores influentes, passar a controlar o estado. Com isso, se deu o fim do liberalismo e das liberdades políticas, tendo assim as ideologias enfraquecidas por um governo de caráter autoritário.

Totalitarismo de Esquerda: Os regimes de esquerda foram responsáveis por abolir a propriedade privada, coletiva, os meios de produção e suprimir a religião. O totalitarismo de esquerda teve como destaque o regime socialista de Stálin na antiga União Soviética. Ficou conhecido como Stalinismo e seguia características típicas do totalitarismo de esquerda.

Totalitarismo de Direita: Foram frutos de uma ideologia conservadora, dando apoio à burguesia. Fortaleceram e fundamentaram-se em valores tradicionais, apoiaram a religião e estabeleceram tutela sobre organizações sindicais. O totalitarismo de direita tem como principais destaques na história da humanidade no século XX o fascismo e o nazismo que ascenderam em países como Itália e Alemanha sob a liderança de Mussolini e Hitler.

Algumas caracteristicas utilizadas para a manutenção e implantação do Totalitarismo foram à criação de uma ideologia, que todos os membros da sociedade deveriam adotar; o enaltecimento de um líder (figura que comandará toda a sociedade); a monopolização de todos os poderes; a utilização permanente e assídua dos meios de comunicação (televisão, rádios) para difusão da ideologia do regime totalitário; um sistema de terrorismo policial, que apóia e ao mesmo tempo defende o partido; ao juntarmos todos os aspectos anteriores temos o terror, que inibe toda a oposição, as criticas e gera a adesão e a sustentação do regime e do líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com