TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro "Apologia de Sócrates"

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

   O livro "Apologia de Sócrates" síntese :

       Apologia de Sócrates é um livro sobre a defesa do filósofo Sócrates em seu julgamento. O livro foi escrito por Platão, seu discípulo, uma vez que o próprio Sócrates não deixou nada escrito..

Sócrates em um determinado  momento em Atenas, por qualquer motivo foi acusado ,abriram um processo contra ele...

 As acusações que mais pesam sobre Sócrates é de não reconhecer os Deuses que o estado reconhece, introduzir novos Deuses e corromper a juventude.

Sócrates coloca nossos deuses na cidade....Agora imagina que para Sócrates ser acusado disso algo de estranho e desagradável ele estava fazendo

Sócrates se dedicava  a ensinar a Busca pela Verdade...  Ele  se dedicava a ensinar Filosofia nas ruas e não nas escolas e salas de aula. Para Sócrates a virtude era conhecimento, e o conhecimento era algo inatingível, daí a famosa frase: "Só sei que nada sei". Sócrates promovia diversos debates e provocava as pessoas com diversas perguntas, seu objetivo não era irritar ninguém mas sim fazer com que as pessoas pensassem sobre o que lhes estava sendo perguntado. Ele acreditava que dessa maneira as pessoas colocariam para fora o verdadeiro conhecimento. Muitos jovens gostavam de ouvir Sócrates durante suas pesquisas e começaram a realizar pesquisas eles mesmos. Daí nasceram as acusações contra Sócrates, os acusados de não serem sábios encontraram por meio de seus jovens discípulos uma maneira de incriminá-lo.

Sócrates já vinha recebendo avisos  e escapado por pouco de acusações de perverter a juventude , a momentos em que ele recebe a ordem de não mais filosofar e recebe também outras ordens e quando ele seria punido , o governo que o iria punir é derrubado do poder  e ele passa em branco. Só que dessa vez não teve jeito  , Sócrates foi processado e ele precisaria se defender em um Tribunal que seria a praça diante dos cidadãos todos de Atenas . Os principais acusadores de Sócrates eram: Meleto pelos poetas, Anito pelos artífices e Lícon pelos oradores. Sócrates durante todo o julgamento é responsável por sua própria defesa

A Apologia de Sócrates é a discurso  de defesa.

Sócrates começa seu discurso falando que muitas pessoas fazem de tudo em quanto é jeito para convencer as outras  , só que ele não. Ele  dita a verdade não mais que isso , ele joga limpo e esclarece dizendo EU NÃO VOU FAZER ISSO ,  oque eu trago para vocês é apenas uma coisa .  A verdade  ,   A justiça , meu depoimento aqui irá ser rigorosamente  oque aconteceu. Eu não vou mentir  ,  Eu não vou omitir , Eu não vou enganar , e muito menos irei ficar recrutando vocês com palavras bonitas.

Vou ditar exatamente a Verdade. Quem quiser acreditar em mim e me inocentar , me inocente. Quem quiser me condenar  , me condene de acordo com a própria consciência.

Sócrates estaria sendo submetido  a  Pena  de  Morte se fosse declarada sua culpa. Portanto Sócrates Poe sua vida em jogo em nome da Verdade.

“   Não ouvirei s de mim discursos enfeitados de locuções e de palavras ou adornados  como  os deles que me antecederam , Estou certo que é justo oque digo e nenhum de vós espera outra coisa se não a Justiça”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com