TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Apologia da Historia- March Block

Por:   •  15/9/2017  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

Departamento de Ciências Humanas Campus IV – Jacobina

Docente: Jaime Baratz

Discente: Jamile de Oliveira Santos

Licenciatura plena em História – primeiro semestre

BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

Marc Bloch foi um historiador francês de grande importância, por ser um dos fundadores da Escola de Annales, foi morto em 1944 por fuzilamento pelos nazistas no período da Segunda Guerra Mundial.

A obra Apologia da História ou Ofício do Historiador foi escrita na prisão e não foi concluído devido a sua morte. Este livro tornou-se uma leitura indispensável para os acadêmicos em história e os historiadores, pois expõe as primeiras ideias da Escola de Annales.

 O livro é dividido em cinco capítulos, sendo que o último ficou inacabado, pois Bloch foi morto antes de poder conclui-lo. Na introdução está a seguinte pergunta feita por um garoto ao seu pai, para que serve a história? A partir disto o autor desenvolve o conteúdo baseando-se nesta pergunta, explicando onde a história se encaixa, sua área de atuação e argumenta sua importância como ciência, apresentando seus métodos.

Bloch indica quais as técnicas principais que o historiador necessita para desenvolver sua pesquisa. Lembrando que todos os documentos tem valor. No entanto para cada tipo de documento é necessário uma maneira adequada para analisa-lo.

O autor sugere que o historiador não deve utilizar apenas os documentos escritos, mas trabalhar também os testemunhos não escritos, de outras ciências, em particular os da arqueologia, nos mostra que o passado estará sempre em processo e progredindo, mudando muitas vezes seu modo de analisá-lo e entendê-lo, e que poderá ser escrito de maneira diferenciado de acordo com a visão de cada historiador.

No último capítulo é incompleto, não recebeu um título, parte considerações acerca das causas dos fatos históricos, e que tais causas não são postuladas e sim buscadas, não tendo como pré-determinadas, faz uma crítica ao positivismo, que um fato é ligado ao outro e que as produções do próprio historiador terá consequências e influências.

Fica em destaque no livro que algumas noções básicas sobre o que toda história é: social, mutante, transformadora, e que a história deve ser problematizada. Esta obra de Bloch retrata de forma clara a postura e a atuação do historiador diante do seu papel na sociedade. Remetendo para o professor de historia dá uma posição clara do educador diante da importância da historia como ciência dos homens. Ele escreve sobre conceitos basilares do ofício do historiador, sintetiza o historiador e a sua função enquanto produtor do conhecimento histórico.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com