TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mosquito aedes aegypti na transmissão e combate da dengue no município de Reserva do Cabaçal- Mato Grosso, Bairro jardim Atlanta, no ano de 2017

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE FARMÁCIA

CLEYSON SIQUEIRA MARQUES

PAMELA MONIQUE LONGATI DE FREITAS

VINICIUS MARQUES DA ROCHA

VITOR DE LIMA PEREIRA

O mosquito aedes aegypti na transmissão e combate da dengue no município de Reserva do Cabaçal- Mato Grosso, Bairro jardim Atlanta, no ano de 2017.

São José dos Quatro Marcos/MT

2017

CLEYSON SIQUEIRA MARQUES

PAMELA MONIQUE LONGATI DE FREITAS

VINICIUS MARQUES DA ROCHA

VITOR DE LIMA PEREIRA

O mosquito aedes aegypti na transmissão e combate da dengue no município de Reserva do Cabaçal- Mato Grosso, Bairro jardim Atlanta, no ano de 2017.

São José dos Quatro Marcos

2017

1 INTRODUÇÃO

O Aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus Zika – é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16. No Brasil, segundo pesquisadores, o vetor chegou ainda no período colonial.

“O mosquito veio nos navios com os escravos", explica a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Margareth Capurro. (Noelle, portal EBC, 2015, apud, Margareth Capurro, 2015, USP, São Paulo)

Vamos falar um pouco sobre a dengue a doença mais conhecida e transmitida pelo mosquito aedes aegypti,

É uma doença típica de áreas tropicais e subtropicais, causada por arbovírus do gênero Flavivirus, transmitida pelo Aedes aegypti (Brasil) e Aedes albopictus (Ásia), geralmente de caráter epidêmico (que atinge um número muito grande de pessoas em um dado momento).

A transmissão se faz quando um mosquito fêmea pica uma pessoa com dengue no período de viremia (1 dia antes até 6 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas) e suga o sangue com vírus. O vírus se deslocará e se multiplicará no aparelho digestivo e glândulas salivares do mosquito (fêmea), que após 8 a 12 dias estará pronto para transmiti-lo a todas as pessoas que picar durante a sua vida (6 a 8 semanas).

Sabemos que no município de Reserva do Cabaçal-MT tem muitos casos de dengue então faremos uma pesquisa de como é feito o combate ao foco desse mosquito e levar informação para população do bairro Jardim Atlanta na ajuda desse combate.

1.1 Tema

O mosquito aedes aegypti.

1.1.1 Delimitação do Tema

O mosquito aedes aegypti na transmissão e combate da dengue no município de Reserva do Cabaçal- Mato Grosso, Bairro jardim Atlanta, no ano de 2017.

1.2 JUSTIFICATIVA

A falta de informação e o grau de escolaridade da comunidade escolhida para pesquisa e a forma com que eles fazem o combate ao mosquito aedes aegypti naquela região é o motivo para elaborar essa pesquisa. Sobre o mosquito aedes aegypti sabemos que é um dos que mais transmite doenças no Brasil, sendo portador de quatro. Como não se tem informação suficiente para a forma de prevenção do mosquito aedes aegypti naquela área, sendo assim fazem campanha de prevenção e combate.

1.3 Problema

Como está sendo o combate do mosquito aedes aegypti em uma comunidade com pouca informação?

1.4 Objetivo Geral

Analizar o conhecimentos de combate do mosquito aeds aegypti pelos moradores do bairro Jardim Atlanta no Municipio de Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil.

1.4.1 Objetivo Específico

• Analisar o modo de combate realizados pelos moradores atualmente

• Analisar o perfil socioeconômico dos moradores do bairro Jardim Atlanta de Reserva do Cabaçal (MT).

2 REFERENCIAL TEORICO

A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes Aegypt fêmea infectado com vírus. Após a picada, os sintomas não são imediatos, pois o vírus tem um tempo de incubação que dura entre 5 a 15 dias. Passado esse tempo, começam a surgir os primeiros sintomas, que podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo.

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue. Na maioria dos casos, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com