TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E SEU IMPACTO NA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 10

                     [pic 1]

   BACHARELADO EM BIOMEDICINA        

TÁSSIA SENA SANTOS

           

O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E SEU IMPACTO NA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Salvador

2016

TÁSSIA SENA SANTOS

O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E SEU IMPACTO NA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Trabalho apresentado como requisito avaliativo, no curso de Biomedicina, na Faculdade Regional da Bahia.  

Prof (a). Coordenadora. Thaís Lopes

.

Salvador

2016

SUMÁRIO

RESUMO----------------------------------------------------------------------------------------- 03

  1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------ 04

  1. SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SITUAÇÃO ATUAL-------------------------------------------------------------------05
  1. AEDES AEGYPTI-----------------------------------------------------------------06
  2. DENGUE----------------------------------------------------------------------------07
  3. ZIKA---------------------------------------------------------------------------------------08
  4. CHIKUNGUNYA----------------------------------------------------------------------09
  1. RELAÇÃO ENTRE SANEAMENTO E A PROLIFERAÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI---------------------10
  2. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------11

Referência-------------------------------------------------------------------------------------12

        

RESUMO

As mudanças climáticas, crescimento desordenados das cidades, o acumulo de lixo, o abastecimento incorreto de água tem resultado na proliferação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito que sobrevive ao calor e ao frio tem encontrado condições necessárias para sua proliferação e distribuição de doenças; O ministério da Saúde e outros programas tem feito grandes campanhas de saneamento Básico  para erradicação deste mosquito vetor da Zika, Chikungunya, Dengue e febre amarela; Nesta pesquisa mostrara a relação entre saneamento e saúde.

Palavras-Chave: Saneamento. Aedes aegypti. E’rradicação


Climate change , disordered growth of cities , the accumulation of garbage, bad water supply has resulted in the proliferation of breeding of Aedes aegypti mosquito that survives the heat and cold have found conditions for their proliferation and distribution of diseases; The Ministry of Health and other programs have made ​​great basic sanitation campaigns to eradicate this mosquito vector of Zika , Chikungunya , dengue and yellow fever.;This research showed the relationship between sanitation and health

  1. INTRODUÇÃO

        O saneamento básico um direito assegurado pela Constituição  Lei nº. 11.445/2007 como medida de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida a população e preservação do meio ambiente.

       Incluso em suas atividades estão os tratamento e distribuição correta para água potável, esgotamento sanitário, coleta seletiva, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana das águas da chuva e lixos.

        Internadas por diarreia todos os anos a maioria dele pela falta de saneamento. O Brasil vive em situação emergente com relação ao saneamento básico, milhares de pessoas não possuem banheiro, água tratada, tratamento de esgoto, limpeza urbana  o que traz o acumulo de lixos sólidos, garrafas e pneus lugar apropriado para criação e sobrevivência de insetos como o Aedes agegypti, o mosquito vetor de doenças e surtos epidemiológicos. Existem inúmeras doenças ocasionadas pela falta de atividades de saneamento básico.

  1. SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SITUAÇÃO ATUAL

         A historia do saneamento no Brasil começa em 1561 quando Estácio de Sá manda escavar o primeiro poço de abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro. Em 1723 ficou pronto o primeiro aqueduto do País, resumindo assim ações de saneamento no Brasil à drenagem dos terrenos e à instalação de chafarizes em algumas cidades.

       Na década de 60 e 70 foram criados planos para investir no saneamento como o BNH- Banco Nacional da Habitação que passa a ser o gestor dos recursos do FGTS, principal fonte de recursos para o setor. E o Plano Nacional de Saneamento (Planasa), que  atendiam os sistemas de abastecimento de água.

       Empresas privadas e publicas foram criadas a fim de melhorar a historia do saneamento no Brasil e gerar lucros, mas com o passar do tempo foram perdendo a força.

Em nota, o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, manifestou que “a preocupação é que os avanços em saneamento básico não só estão muito lentos no país, como cada vez mais concentrados onde a situação já está melhor. Estamos separando o Brasil em ilhas de estados e cidades que caminham para a universalização da água e esgotos, enquanto que uma grande parte do Brasil simplesmente não avança”. Ele alertou que, em consequência, a população fica mais vulnerável às doenças.  (MOREIRA, 2016).

        Ao mesmo tempo em que o Brasil vem ampliando seus acessos ao saneamento, tem deixado crescer a fila de espera por este serviço pessoas mais carentes, há um grande numero de habitantes em linhas emergentes de pobreza que vivem sem acesso a esses serviços de saneamento. Diariamente morre cerca de 100 crianças devido doenças ligadas à qualidade da água e deficiência de saneamento. Milhões de brasileiros não tem acesso a água encanada, a banheiro e não possuem rede de esgotos, a coleta de lixo é feita de forma inadequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (396.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com