TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE E CONSIDERAÇÕES SOBRE DENSIDADE LARVÁRIA DE Aedes aegypti NO MUNICÍPIO DE IRAÍ DE MINAS

Por:   •  11/6/2019  •  Monografia  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

        

VANI DOS REIS MESSIAS

INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE E CONSIDERAÇÕES SOBRE DENSIDADE LARVÁRIA DE Aedes aegypti NO MUNICÍPIO DE IRAÍ DE MINAS

MONTE CARMELO

2015

VANI DOS REIS MESSIAS

INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE E CONSIDERAÇÕES SOBRE DENSIDADE LARVÁRIA DE Aedes Aegypti NO MUNICÍPIO DE IRAÍ DE MINAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da Fundação Carmelitana Mário Palmério como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Iniciação a Pesquisa Científica I.

MONTE CARMELO

2015


Agradecimentos

Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter me ajudado a alcançar mais uma grande conquista, e aos professores do curso de Ciências Biológicas que me auxiliaram. Também a FUCAMP e todos os seus colaboradores. O meu orientador Professor Dr. Edimar Olegário de campos Junior, pela ajuda nas correções.

A meu esposo e filhos, por terem me auxiliado, incentivado e apoiado, também a todos aqueles que me acompanharam nessa incrível jornada.


INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE E CONSIDERAÇÕES SOBRE DENSIDADE LARVÁRIA DE Aedes Aegypti NO MUNICÍPIO DE IRAÍ DE MINAS

RESUMO: A dengue é uma doença de curta duração e gravidade variável, sendo um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, tendo como seu principal transmissor o mosquito Aedes aegypty que se estende em áreas tropicais e subtropicais. O objetivo desse trabalho foi avaliar a incidência de casos de dengue e averiguar a densidade larvária no município de Iraí de Minas. O estudo foi realizado, a partir de coleta de dados na unidade de saúde do município identificando os locais onde mais se concentram as larvas. Foram avaliados os dados do método de pesquisa larvária utilizada LI (Levantamento de Índice) que acontece uma semana antes de se começar o ciclo de tratamento. Os resultados mostraram que o índice em 2015 foi elevado, em comparação aos anos anteriores, e que o bairro central, devido a sua grande densidade, concentra o maior número de casos da doença.

PALAVRAS - CHAVE: Dengue; Aedes aegypty; Levantamento de Índice; Densidade Larvária

ABSTRACT: Dengue is a short duration disease and varying severity, one of the major public health problems in the world, having as its main driver Aedes aegypty extending in tropical and subtropical areas. The aim of this study was to evaluate the incidence of dengue cases and consider the larval density in the municipality of Irai de Minas. The study was conducted from data collection in municipal health unit identifying areas where more focus larvae. We assessed the data of larval survey method used IS (Index Survey) which came a week before beginning the treatment cycle. The results showed that the index in 2015 was high, as opposed to previous years, and the central district, due to its high density, the largest number of cases.

KEY - WORDS: Dengue; Aedes aegypty; Index Survey; larval density.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        MATERIAIS E MÉTODOS        9

2.1 Local de Estudo        9

2.2 Delineamento da pesquisa        9

2.3 Coleta de dados epidemiológicos        9

2.4 Avaliação de reservatórios da dengue        9

2.5 Análise estatística        10

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        10

4.        CONCLUSÃO        13

5.        REFERÊNCIAS:        14


  1. INTRODUÇÃO

           A dengue tem se tornado um dos maiores problemas de saúde no mundo, já que representa uma doença viral, com alta velocidade de transmissão e com elevado potencial para a ocorrência de epidemias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 2 bilhões de pessoas estão em ambientes propícios para serem acometidos pela doença. Mais da metade dos pacientes infectados pelo vírus da dengue necessitam de atendimento hospitalar, enquanto uma pequena parcela evolui para óbito, quando apresentam manifestações sintomáticas mais severas (BRASIL, 2010).

          Frente ao perfil de multiplicação dos vetores, os quais se reproduzem em lugares que possuam acúmulo de água, se torna difícil os processos de eliminação vetorial e diante disso os resultados alcançados não são concretos. Ações com essa finalidade tem requisitado grande esforço por parte dos assistentes em saúde pública, afim de que, tais ações mobilizem a população quanto à tomada de cuidados necessários para evitar que o mosquito se propague (MENDONÇA; SOUZA; DUTRA, 2009).

          A dengue é considerada como uma arbovirose, já que é transmitida por artrópodes, pertencente ao gênero flavivírus e sua ocorrência afeta diferentes classes sociais sem distinção de idade, sexo ou etnia. Sua maior frequência é nos centros urbanos, que concentram grande número de pessoas em circulação, e sua principal característica é que os eventos ocorram em núcleos familiares, os quais comutam o mesmo microambiente (TAUIL, 2001). A doença possui como agente etiológico um retrovírus, e possui 4 subtipos circulantes no perímetro nacional: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4, e possui como vetor as espécies Aedes aegypti  Linnaeus e Aedes albopictus Johann Wilhelm (BRASIL, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com