TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oposição no Novo Código de Processo Civil

Por:   •  8/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 4

Oposição no Novo Código de Processo Civil

O Novo Código de Processo Civil excluiu duas das formas de intervenção de terceiros, notadamente a nomeação à autoria e a oposição, que foi transformada em ação autônoma regida por procedimento especial, previsto nos artigos 682 a 686 do novo diploma processual civil.

Na vigência do código de 1973, a natureza da oposição era objeto de divergências doutrinárias, dado que enquanto alguns a entendiam como forma de intervenção de terceiro, a maioria da doutrina já a via com caráter de ação autônoma. A crítica residia no fato de o procedimento da oposição, mesmo no código revogado, possuir natureza jurídica de ação incidental com uma nova relação processual, diferenciando-se por completo das demais formas de intervenção de terceiros.

Nesse sentido, a jurisprudência também já se posicionava:

PROCESSO CIVIL. INDEFERIMENTO DA INICIAL. AÇÃO DE OPOSIÇÃO. AÇÃO DE EXECUÇÃO. A oposição é instituto de intervenção de terceiros que tem natureza jurídica de verdadeira ação judicial de conhecimento ajuizada por terceiro (opoente) contra autor e réu (opostos), em litisconsórcio passivo necessário, não tendo cabimento em ação de execução. (TRF-4 - AC: 50179476320114047108 RS 5017947-63.2011.404.7108, Relator: SALISE MONTEIRO SANCHOTENE, Data de Julgamento: 20/10/2015,  QUARTA TURMA, Data de Publicação: D.E. 21/10/2015)

Assim, a opção do NCPC veio ao encontro dos entendimento majoritário, eliminando quaisquer discussões acerca de sua natureza.

Outra modalidade de intervenção de terceiro, a oposição, que figurava nos artigos 56-61, recebeu tratamento diferenciado no NCPC. Agora a oposição é um procedimento especial previsto nos artigos 682-686. O regramento é praticamente idêntico ao que havia no antigo código, porém que a natureza jurídica de ação autônoma. [1]

Consoante disposição do art. 682, a oposição é “a ação por meio da qual um terceiro ingressa com processo pleiteando o direito ou coisa sobre que controvertem autor e réu”[2], ou seja, é meio que o autor busca para si o direito ou coisa sobre litígio em processo já em trâmite.

Outrossim, consoante disciplina Humberto Theodoro Junior[3], enquanto a oposição era apenas uma forma de intervenção de terceiros, não poderia introduzir discussão de direito não controvertido na lide já desenvolvida pelos opostos. Contudo a partir do novo diploma legal, com a sua emancipação como ação autônoma, inexiste razão para manter-se tal restrição, sendo necessária apenas a relação de prejudicialidade.

A oposição é cabível em relação à qualquer tipo de ação e diferencia-se dos embargos de terceiro não apenas pela constrição judicial ou a sua ameaça, mas pelo objetivo do autor. Enquanto neste último o embargante tem interesse apenas na liberação do bem, na oposição o interesse da parte é muito maior, alcançando o direito material objeto do litígio.

Quanto ao procedimento, observa-se que possui poucas diferenças do rito comum, de modo que a petição inicial não guarda nenhuma especificidade, seguindo os artigos 319 a 320 do NCPC, abrangendo autor e réu do processo principal como litisconsortes iniciais, passivos, necessários e simples, podendo haver decisão diferente para estes.

A oposição pode ser ajuizada até a sentença dos autos principais, sendo distribuída por dependência e apensada a estes, e, em caso de ter sido proposta antes da audiência de instrução e julgamento, passarão ambos os processos a tramitarem em conjunto e serão julgados pela mesma sentença. Caso protocolada após a referida audiência, os autos principais serão suspensos, “salvo se [o juiz] concluir que a unidade da instrução atende melhor ao princípio da razoável duração do processo” (art. 685, parágrafo único, NCPC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com