TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Internacional do Trabalho

Resenha: Organização Internacional do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2013  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Num país que exige a cada dia mais de seus profissionais, o que vigora é a busca por novos conhecimentos e campos de atuação. Assim, a intenção deste relatório é mostrar aos responsáveis a importância do bem estar dos empregados diante de fatores que prejudicam a sua saúde física e muitas das vezes psicologicamente.

As directrizes práticas da organização Internacional do Trabalho (OIT), referem que actualmente, o progresso tecnológico e as profundas pressões competitivas dão origem a rápidas mudanças nas condições do trabalho (OIT, 2002). A protecção dos trabalhadores contra as enfermidades, doenças, lesões relacionadas com o trabalho é parte integrante da missão histórica da OIT, sublinhando a correspondência entre o trabalho seguro e a produtividade e crescimento económico. De acordo com Bilhim (2002), a criação de qualidade de vida no trabalho é ainda determinante para promover o potencial criativo dos indivíduos, nomeadamente através do seu envolvimento nas decisões que afectam a sua vida no contexto laboral. Com a introdução de condições promotoras da qualidade de vida no trabalho, mediante a colaboração e compromisso dos trabalhadores, muitas das origens do stress laboral são minimizadas e muitos dos objectivos organizacionais são conseguidos.

No que se refere a esta matéria a Direcção de Recursos Humanos (DRH) do Instituto Superior Técnico (IST) durante o ano de 2009 abordou aspectos relativos à ergonomia dos postos de trabalho integrados na DRH, através da aplicação de um questionário de preenchimento individual e anónimo, no qual foi solicitado a cada trabalhador o seu preenchimento. O referido instrumento para além das questões expressamente indicadas no questionário que avaliavam a satisfação dos trabalhadores em relação ao seu posto de trabalho, incluía ainda um campo de respostas abertas onde se solicitaram sugestões e comentários, com o objectivo do trabalhador indicar pontos que podem vir a ser melhorados no seu posto de trabalho. Nesta sequência, este trabalho insere-se no âmbito do trabalho supra indicado e visa a execução de sugestões e melhorias exequíveis indicadas pelos trabalhadores da DRH.

O trabalho que se segue encontra-se dividido em duas partes distintas: uma primeira parte de cariz teórico, onde se pretende enquadrar a temática em estudo, evidenciar a pertinência deste trabalho e apresentar os objectivos do estudo; uma segunda parte, de cariz prático onde se descreve as questões metodológicas, e uma terceira parte onde serão apresentados os resultados obtidos e lições aprendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com