TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Fundamentais e Direitos Humanos

Por:   •  14/9/2018  •  Artigo  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 19

 Direitos fundamentais e direitos humanos

Em tempos onde a informação é algo que se pode acessar a partir de um simples “clique”, através do qual uma avalanche de conhecimento se irrompe à velocidade da luz, necessário primeiramente que se faça aqui uma breve conceituação, no sentido de clarear ao leitor as diferenças e semelhanças no que tange aos direitos fundamentais e direitos humanos.

Pode-se dizer que os direitos humanos são aqueles inerentes à dignidade da pessoa humana, e lhe garante o mínimo necessário para uma vida digna.  

João Baptista Herkenhoff aduz que:

“Por direitos humanos ou direitos do homem são, modernamente, entendidos aqueles direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser homem, por sua própria natureza humana, pela dignidade que a ela é inerente. São direitos que não resultam de uma concessão da sociedade política. Pelo contrário, são direitos que a sociedade política tem o dever de consagrar e garantir.”

Os Direitos Humanos existem para que a dignidade, própria da natureza humana seja garantida São intimamente ligados à liberdade e à igualdade, sendo previstos em um plano internacional, ou seja, é comum a todos os povos, por assim dizer.

Por outro lado, os direitos fundamentais são estes direitos humanos inscritos e relacionados na Constituição Federal. A partir do momento em que se positiva um direito humano em nossa Constituição Federal, ele toma caráter de direito fundamental. Percebe-se assim que o que os difere é o plano onde tenham sido consagrados e não exatamente a sua essência, pois esta é comum aos dois.

 A nossa Constituição Federal elegeu como base a dignidade da pessoa humana, pautando no princípio da Igualdade e Liberdade, pilares também dos Direitos Humanos, como se infere do artigo 1º da Constituição Federal:

          [pic 1]

“Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

III – a dignidade da pessoa “humana;”

Por outro lado, em seu art. 5º, a CF diz que:

“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”.

Pela lei, todos  independente de sua raça, cor, credo, religião merecem uma vida digna e têm o direito de viver em iguais condições frente aos demais, desde que sua ação não cause prejuízo a outrem. Importante salientar que todos os seres humanos são sujeitos de direito, logo, os moradores de rua, objeto do presente estudo, não estão desamparados pela juridicidade, pois que a Constituição de 88 já possui mecanismo que os protege, como pessoas humanas que são.

A Constituição Federal de 1988, na esteira do constitucionalismo ocidental contemporâneo, consagrou, sobremaneira, a liberdade e a igualdade, sem os quais jamais se poderia sustentar a dignidade da pessoa humana, princípio fundamental veiculado no art. 1º, inc. III. Esses enunciados, projetando-se além do discurso vazio, possuem eficácia jurídica, indubitavelmente. Trata-se dos direitos fundamentais, por força dos termos do § 1º do próprio art. 5º.

Dentre os direitos fundamentais, especial atenção merece a relação entre o princípio da igualdade e a orientação sexual, tanto pela centralidade da ideia de igualdade para a caracterização do Estado democrático de Direito, quanto pela existência de precedente da Suprema Corte dos Estados Unidos da América, tratando explicitamente da situação de gays, lésbicas e travestis à luz desse princípio. O princípio da igualdade tem no que se refere à sexualidade, especial proteção mediante a proibição de qualquer discriminação sexual infundada.

O princípio jurídico da dignidade da pessoa humana tem como núcleo essencial a ideia de que a pessoa humana é um fim em si mesmo, ou seja, o ser humano, em virtude de sua dignidade, não pode ser visto como meio para a realização de outros fins.

Nessa senda, a valorização da dignidade da pessoa humana é pedra angular do Estado democrático de Direito, fazendo com que a centralização na dignidade da pessoa humana no Direito brasileiro leve para bem longe quaisquer que sejam as formas de repelir uma mudança nesta força normativa.

Cristalinamente, a possibilidade de desrespeito ou prejuízo a um ser humano, em função da orientação sexual, significa dispensar tratamento indigno a um ser humano. E é bem isso que essas pessoas têm sofrido ao longo dos anos. Não se pode, simplesmente, ignorar a condição pessoal do indivíduo e aqui se inclui a orientação sexual, como se tal aspecto não tivesse relação com a dignidade humana.[pic 2]

Para fins de conceituação dos direitos humanos fundamentais, entende-se, aqui, serem direitos inerentes à condição humana e anteriores ao reconhecimento do direito positivo. São direitos oriundos de consequências ou de reivindicações geradas por situações de injustiça ou de agressão a bens fundamentais do ser humano.

Neste sentido, compreendem direitos da pessoa humana, pela sua natureza, que transcendem os direitos fundamentais, em decorrência de o seu conteúdo ser dotado de uma ordem de princípios universais, válidos em todos os lugares e em todos os tempos, para todos os povos, independentemente de mera positivação.

Quanto ao objetivo dos direitos humanos fundamentais, está a proteção que vai além do amparo individual das pessoas, abrangendo toda a coletividade. Por esta razão, inclusive, foi inserida, na CF/88, a proteção ao meio ambiente (direitos humanos de terceira geração).

Após se traçarem o conceito e o objetivo dos direitos humanos fundamentais, é necessário estabelecer a distinção entre os "direitos humanos" e os "direitos fundamentais", por serem duas expressões comumente consideradas como sinônimas.

Assim sendo, no momento em que os direitos humanos são incorporados pela Constituição de um país, eles ganham o status de direitos fundamentais, haja vista que o constituinte originário é livre para eleger, em um elenco de direitos humanos, aqueles que serão constitucionalizados por um Estado ou nação. Somente a partir de então, eles serão tidos como direitos fundamentais. Logo, os direitos fundamentais têm como antecedente o reconhecimento dos direitos humanos.

Eis o que se vai elucidar no presente artigo nas páginas que se seguem.

1 Conceito de Direitos Humanos Fundamentais

Segundo Fernando Gonzaga Jayme, direitos humanos fundamentais são uma via, um método a ser desenvolvido por toda a humanidade em direção à realização da dignidade humana, fim de todos os governos e povos. Por meio dos direitos humanos, assegura-se o respeito à pessoa humana e, por conseguinte, sua existência digna, capaz de propiciar-lhe o desenvolvimento de sua personalidade e de seus potenciais, para que possa alcançar o sentido da sua própria existência. Isso significa conferir liberdade no desenvolvimento da própria personalidade (1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com