TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conceitos de cidadania, maniqueísmo, senso comum e livre arbítrio em relação ao crime e ao criminoso

Ensaio: Os conceitos de cidadania, maniqueísmo, senso comum e livre arbítrio em relação ao crime e ao criminoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Ensaio  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

1)Aponte e explique os conceitos de: cidadania, maniqueísmo, senso comum e livre arbítrio, em relação com o crime e criminoso?

cidadania:

conceito: Cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. Isso implica no efetivo exercício dos direitos civis, políticos e sócio-econômicos, bem como na participação e contribuição para o bem-estar da sociedade. A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva, significando a concretização dos direitos humano. (cartilha da ONU).

crime e criminoso:

O Estado castra do apenado a capacidade de exercer seu direito à cidadania, ou seja, o voto.

com relação ao criminoso: ja tolido do seu direito a cidadania, Jeremy Bentham comenta que "..O castigo em que o réu padece é um painel em que todo homem pode ver o retrato do que lhe teria acontecido, se infelizmente incorresse no mesmo crime."

senso comum:

conceito: Senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.

crime e criminoso:

o escopo do senso comum acaba, por vezes, alterando o jogo de pesos e medidas e tornando o crime e o criminoso em motivo de piada para sociedade; potencializado pela mídia, o crimonoso que chega à uma delagacia conduzido por um delito passa a ser motivo de piada dependendo do ato praticado; tornando jocosa a situação e por vezes banalizando a infração - ex: bandidos que são presos e soltos no mesmo dia por delitos idênticos.

maniqueísmo:

conceito:

O maniqueísta moderno usa as pessoas de uma forma manipulável, isto é por conhecer-lhes a dicotomia (forma de engendrar, forjar, maquinar os seus atos).

- A dicotomia é o método de classificação em que cada uma das divisões e subdivisões que não contém mais de dois termos, como a politomia. É a Filosofia dualística que divide o mundo entre bem, ou Deus, e mal, ou o Diabo. A matéria é má e o espírito é bom. Com a popularização do termo, maniqueista passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do bem e do mal, ou seja: A divisão lógica de um conceito em dois outros conceitos, em geral contrários, que lhe esgotam a extensão. Ex.: animal = vertebrado e invertebrado.

Em Teologia é o princípio que afirma a existência única, no ser humano, de corpo e alma. Daí se originando os conceitos dicotômicos de certo-errado; feminino-masculino; pai-mãe; pecado-virtude

crime e criminoso:

Por conta de diversos fatores, a sociedade é dividida segundo a lógica maniqueísta que separa o indivíduo "bonzinho" do "malvado". Daí surge o questionamento: qual o método utilizado pelo Sistema Penal para selecionar as sua vitimas?

Baseado em fatos e estudos de caráter científico, a segunda parte do trabalho demonstra a existência de um Sistema Penal subterrâneo no Brasil, extremamente ilegal, haja vista que este reproduz penas cruéis, como a tortura e o extermínio, que são consideradas por muitos como legítimas. Porém, fica a indagação se essas atitudes são realmente autênticas e justas, uma vez que provêm das autoridades do Sistema Penal.

livre arbitrio:

O que é Livre Arbítrio:

Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o catolicismo, espíritas, budistas e etc., e cada uma explica seu ponto de vista em relação ao livre arbítrio, e se ele realmente existe

crime e criminoso:

para Francesco Carrara, Se o crime é uma exigência racional, ele só pode emanar da liberdade de querer. Dái vem o chamado livre arbítrio; na teoria classica o criminoso é um indivíduo normal, que tem o seu livre arbítrio para conviver em sociedade, mas, ao praticar o delito, quebra o contrato social autorizador do seu convívio grupal, devendo, portanto, tal indivíduo, ser expurgado do meio em que vive.

2) Explique os estudos atuais do capitalismo globalizado quanto a noção de seletividade no sistema penal?

nos estudos atuais, apontam que

A população criminosa é proveniente da marginalização. A estratificação social é conseqüência do sistema escolar, visto que “é desigual repartição do acesso aos recursos e às chances sociais, é drástica na sociedade capitalista avançada” (BARATTA, p. 172, 2002). Por consequencia logica, o sistema capitalista perverso que hoje desconhece fronteiras, acaba avançando em países menos industrializados e lavando seu legado opressor a já marginalizada população.

3) Explique a noção de expansão punitiva, e suas consequências?

A

tendência natural na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com