TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETIÇÃO TRABALHISTA

Por:   •  19/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

EXMO. SR. DR. JUIZ DA VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO -RJ.

RECLAMANTE

AÇÃO TRABALHISTA

RECLAMADA

DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA

A reclamante é juridicamente necessitada nos termos do artigo 14 da Lei 5.584/70, combinado com as Leis 7115/83 e 7510/86, Provimento 02/89, do TRT e demais dispositivos posteriores vigentes, razão pela qual vem com o intuito de obter o BENEFÍCIO DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA, por não ter condições econômico-financeiras para arcar com o ônus das custas e encargos processuais sem prejuízo do próprio sustento e dos membros de sua família.

Outrossim, anexa a presente peça, declaração de hipossuficiência, assinada pelo reclamante, a fim de comprovar os fatos alegados.

DOS FATOS

O Reclamante foi admitido aos serviços da primeira Reclamada em 01/10/2015 para exercer a função de técnico de instalação de TV por assinatura, percebendo por último salário a importância de R$ 1052,00, por mês, sendo dispensado imotivadamente em 21/12/20.

No entanto, a tomadora dos serviços era a segunda reclamada.

O Autor exercia suas atividades das 14:00 às 23:00 horas, de segunda à sexta-feira, , dois sábados por mês no horário de 10:00 às 23:00 horas e dois domingos por mês das 14:00 às 23:00 horas e todos os feriados das 14:00 às 23:00 horas, sem intervalo para refeição.

Entretanto, a Reclamada não efetuava o pagamento das horas extras laboradas pelo Reclamante, que deverão ser pagas e integradas nas verbas rescisórias, 13º salário, férias + 1/3, FGTS e RSR's.

O autor deixou também de receber pelo adicional noturno nos períodos laborados à noite bem como o adicional de periculosidade de todo o pacto laboral.

Ressalta-se ainda que o autor era descontado em seu contracheque de multa/perda ferramental, sendo certo que no contrato de trabalho e no termo de utilização de equipamentos não prevê tal desconto do reclamante.

Em, 21/12/2016 o Reclamante foi dispensado imotivadamente não recebendo corretamente suas verbas rescisórias com as devidas integrações das horas extras, adicional noturno e adicional de periculosidade.

Face à ausências de pagamento das horas extras laboradas, a Reclamada não efetuou o pagamento da diferença do FGTS devido. Assim, requer o Autor que a Ré efetue o pagamento da diferença existente e proceda na entrega da chave de conectividade ao Reclamante, sob pena de multa diária a ser arbitrada por V. Exª.

Face ao atraso no pagamento das verbas rescisórias, faz jus o Autor a multa do art. 477, parágrafos 6º e 8º da CLT.

DO DANO MORAL

O Reclamante foi dispensado imotivadamente em 21/12/16, sem receber suas verbas rescisórias com a incidência dos reflexos das horas extras e adicionais devidos a que faz jus no prazo previsto na Norma Consolidada, não podendo assim cumprir com os compromissos com seus credores, sofrendo a Demandante sofrimento psíquico, por se encontrar sem seu sustento e sem poder efetuar o pagamento aos seus credores, haja vista que a Reclamada não cumpriu a legislação Obreira.

Inegável assim, o dano moral sofrido pela Autora, que se ausentou do convívio familiar e da sociedade, laborando para a Demandada, e ao ser dispensada não recebeu as verbas rescisórias a que faz jus, pelo serviço prestado.

Ora, quem trabalha tem direito ao pagamento pelo trabalho executado, in casu, a Autora laborou para o Réu, não recebendo suas verbas rescisórias causando-lhe além do dano material, o moral, pois como explicar para os credores que apesar de ter trabalhado não recebeu as verbas que lhe eram devidas, e conseqüentemente não poderia honrar com os seus compromissos.

Exª, a falta de pagamento de verbas rescisórias, fere os princípios de proteção a dignidade da pessoa, violando assim os direitos estatuídos no art. 5º da LEX MATER, vez que as verbas trabalhistas tem natureza alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com