TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEÇA - RESPOSTA A ACUSAÇÃO - CASO PRÁTICO

Por:   •  28/4/2020  •  Abstract  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da __ Vara Criminal de da Comarca de Panelinha

Processo Crime nº xxx

R.D, já qualificado nos autos, vem por meio de seu representante legal, com base no artigo 396 e 396-A do Código de Processo Penal propor RESPOSTA A ACUSAÇÃO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I ¬– DOS FATOS

O denunciado está sendo acusado de cometer crime previsto no artigo 121, §2º, III e IV do Código Penal no dia 20/10/2019, em via pública, localizada na rua de sua residência.

Consta nos autos da denúncia que o imputado desferiu dois disparos de arma de fogo contra a vítima, antigo desafeto no momento em que tinha acabado de sair do bar, no qual havia passado a manhã inteira ameaçando e difamando o denunciado.

Vale ressaltar que, o ofendido que costumava andar armado foi em direção a casa do imputado, logo ao sentir o teor de ameaça, temendo por sua própria vida, o denunciado desferiu os disparos.

Para fins de verificação, o imputado em sede de Inquérito Policial teve além de P.L sua companheira e O.L sua vizinha, as testemunhas A, B, C, D e E que confirmaram suas alegações. Inclusive, o grande jurista, juiz dessa comarca com notável saber jurídico rejeitou a denúncia, pois em seu entendimento claro o denunciado agiu sob o amparo de legítima defesa.

O Ministério Público recorreu da decisão e o tribunal reformou a decisão de rejeição com o argumento de que o artigo 397 do Código de Processo Penal não poderia ser aplicado no referido caso.

Na data de 23/03/2020 o denunciado foi citado e passou a ter conhecimento de todo o trâmite processual.

II – DA PRELIMINAR DE NULIDADE PELA FALTA DE INTIMAÇÃO DO IMPUTADO PARA OFERECER CONTRARRAZÕES AO RECURSO INTERPOSTO DA REJEIÇÃO DA DENÚNCIA

De acordo com a Súmula 707 do Supremo Tribunal Federal, “constitui nulidade a falta de intimação do denunciado para oferecer contrarrazões ao recurso interposto da rejeição da denúncia, não a suprindo a nomeação de defensor dativo”.

O imputado não foi notificado para apresentar contrarrazões ao recurso interposto pelo Ministério Público para reforma da rejeição da denúncia.

Desta forma, deverá ser declarado nulo o processo a partir da admissibilidade do recurso, visto que não foi determinada a notificação do imputado para apresentação de contrarrazões ao recurso interposto da rejeição da denúncia.

III – DA LEGÍTIMA DEFESA

Conforme o caso narrado, a denúncia proferida não deve prosperar, pois está clara a legitima defesa, visto que a vítima que costumava andar armado com sinais de embriaguez foi em direção a residência do acusado após passar o dia o ameaçando e difamando, sendo assim, o perigo iminente está caracterizado nessas circunstâncias.

Nesse sentido, os artigos 23, II e 25 do Código Penal diz:

Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato:

II - em legítima defesa;

Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem – grifo nosso.

Desta maneira o acusado deve ser absolvido pelo fato acima alegado, conforme inciso IV do artigo 386 do Código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com