TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Seguranca do trabalho

Por:   •  6/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  5.076 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, ECONOMIA E MERCADO E MATEMÁTICA APLICADA

CAMPINAS

2015


MARIANA PALLANDI SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, ECONOMIA E MERCADO E MATEMÁTICA APLICADA

Projeto para prática em pesquisa científica, desenvolvimento de conhecimentos teóricos e obtenção de nota e horas complementares no curso superior de Segurança do Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientador: Jeremias Araujo

CAMPINAS

2015


[...] “Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda. Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas.”

(Pablo Neruda)


SUMÁRIO

RESUMO        

1. INTRODUÇÃO        

2. EMPRESA        

2.1        ÁREAS DE ATUAÇÃO        

3. PESQUISA        

3.1 LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO        

3.2 ECONOMIA E MERCADO        

3.3 MATEMÁTICA APLICADA        

4. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, ECONOMIA E MERCADO E MATEMÁTICA APLICADA

       Mariana Pallandi Silva1        

RESUMO

Em decorrência da evolução tecnológica que tem provocado profundas mudanças nas relações de trabalho, as normas regulamentadoras de proteção jurídica à segurança e saúde do trabalho encontram-se em contínuo processo de atualização e modernização, objetivando a melhoria das condições ambientais. É sabido que prevenção de acidentes não se faz simplesmente com a aplicação de normas, porém elas indicam o caminho obrigatório e determinam limites mínimos de ação para que se alcance, os recursos existentes na legislação. Desta forma o presente trabalho proporcionou o aprofundamento desses conceitos para que o profissional da área possa atuar juntamente com essas atualizações constantes e possa desempenhar sua função fazendo cumprir as normas, indispensáveis nas relações de trabalho.

Palavras-chave: legislação trabalhista, normas regulamentadoras, economia, mercado, segurança do trabalho


1. INTRODUÇÃO

Através da prática fundamentada nos conhecimentos teóricos promovidos pelo curso de Segurança do Trabalho, o presente projeto vem auxiliar no processo de aprendizagem, visto que o curso tem caráter de ensino à distância. O levantamento de informações que foram coletadas e analisadas vem promover o conhecimento no âmbito presencial, permitindo uma formação completa para a carreira profissional e o preparo ao mercado de trabalho.

Conforme destaca Pestana (2003), estamos na “geração do conhecimento”, onde é fundamental desenvolvê-lo e como consequência, este gera riqueza para quem o possui, além de garantir adaptatibilidade e acesso aos diversos setores da sociedade. Aqui avaliaremos o setor de Segurança do Trabalho regido e amparado pela legislação e normas técnicas específicas.

A pesquisa realizada possibilita o entendimento prático das Normas Regulamentadoras, principal foco em Legislação do Trabalho na plataforma de ensino, e ainda elenca os fatores de Economia e Mercado e como ferramenta a Matemática Aplicada.  Foi desenvolvida através de entrevista com sócios proprietários de escritório de Advocacia, localizado em Campinas, Estado de São Paulo.

2. EMPRESA

Razão Social: Tambaschia & Tambaschia Sociedade de Advogados

CNPJ: 20.709.604/0001-19

CNAE: 69.11-7-01 – Serviços Advocatícios.

OAB/SP: 15.259

Sociedade de advogados atuando desde 2006 em Campinas, membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de Assessores/Instrutores da Presidência do TED XVII. Atendendo com o propósito de satisfazer seus clientes por soluções legais e éticas.

  1. ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Direito Civil / Direito de Família: O Direito Civil é focado no conjunto de normas que regulam as relações entre os particulares.  É o direito do dia-a-dia social nas relações privadas e cotidianas. O Direito de família é o ramo do direito que contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, organização e proteção da família. Ramo que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações.
  • Direito do Trabalho: Rege as relações entre empregados e empregadores caracterizando-se pela intervenção jurídica em busca de um melhor relacionamento entre o homem que trabalha e aquele para qual o trabalho se destina.
  • Direito Previdenciário: Regulamenta o Instituto da Seguridade Social (INSS), garantindo o amparo que o Estado presta aos tutelados, destinando assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
  • Direito Administrativo no ramo de Licitações Públicas: Ramo do Direito que regula as relações entre o Estado e os particulares, aplica-se a todos os órgãos e instituições através dos quais a administração pública atua, sejam atividades municipais, tributárias, etc. e seus princípios são aplicáveis a todas essas matérias. O ramo de licitações públicas caracteriza-se pelo de procedimentos administrativos destinados às compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal.

3. PESQUISA

Com base nos temas estudados durante o curso de Segurança do Trabalho, a presente pesquisa aponta dados colhidos na empresa escolhida e relaciona-os com os conceitos teóricos vistos e fundamentados apropriadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (284 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com