TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV SEGURANÇA TRABALHO UNIP

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

 JEAN KLEBER DOS SANTOS RA 1962680 

 

EPEL - EMPRESA DE PADRÕES ELÉTRICOS LTDA

PIM IV

        

Taubaté – SP

2019

JEAN KLEBER DOS SANTOS

EPEL - EMPRESA DE PADRÕES ELÉTRICOS LTDA

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Segurança no Trabalho, apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador: Rogério Traballi.

        

Taubaté – SP

2019

RESUMO

Esta pesquisa reúne elementos para defender a importância da atuação de um profissional em segurança do trabalho, sendo responsável pelo desenvolvimento das tarefas executadas e organização da empresa, estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática estudada no curso de Tecnologia de Segurança do Trabalho, com ênfase as disciplinas: biologia aplicada, ergonomia e planejamento e programas de manutenção. O objetivo deste trabalho é analisar dados para intervir indiretamente ou diretamente na preservação da saúde e segurança do trabalhador de forma a melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. A empresa estudada é a empresa EPEL – Empresa de Padrões elétricos Ltda, uma empresa familiar que atua a mais de 10 anos no mercado na cidade de Taubaté/SP. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico.

Palavras chave: saúde; qualidade de vida; segurança do trabalho.

ABSTRACT


This research brings together elements to defend the importance of the performance of a work safety professional, being responsible for the development of the tasks performed and the organization of the company, establishing a relationship between the theory and practice studied in the Work Safety Technology course, with emphasis on disciplines: applied biology, ergonomics and planning and maintenance programs. The objective of this paper is to analyze data to intervene indirectly or directly in the preservation of worker health and safety in order to improve the quality of life within the work environment. The studied company is the company EPEL - Company of Electrical Standards Ltda, a family business that operates for more than 20 years in the market in the city of Taubaté / SP. This research is bibliographic.

Keywords: health; quality of life; workplace safety.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO....................................................................................................................6

2 - DESENVOLVIMENTO........................................................................................................7

2.1 - EMPRESA PESQUISADA................................................................................................7

2.2 - BIOLOGIA APLICADA.....................................................................................................7

2.3 - ERGONOMIA..................................................................................................................8

2.4 – PLANEJAMENTO E PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL........................9

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................10

4 – REFERÊNCIAS.................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa é sobre a empresa EPEL – Empresa de padrões elétricos LTDA, no qual serão abordados os estudos disciplinares das disciplinas estudadas ao longo do bimestre, sendo: biologia aplicada, ergonomia e planejamento e programas de manutenção industrial.

Esta oportunidade foi de grande valia, pois tive o ensejo de colher às informações para este trabalho, conhecer de perto a empresa, e também fazer novas amizades.

O objetivo geral do trabalho é me colocar no lugar de um tecnólogo em segurança do trabalho e ir à busca de informações para o desenvolvimento do projeto multidisciplinar (PIM IV).

Os objetivos específicos na biologia aplicada é falar sobre a importância da higiene pessoal por parte dos funcionários e recomendações da empresa.

Já na ergonomia falaremos sobre a participação do trabalhador e seus sentimentos e as condições dos ambientes de trabalho.

 E por último, planejamento e programas de manutenção falarei um pouco dos riscos existentes nas atividades executadas, capacitação dos funcionários e sobre a estrutura física da empresa.

Portanto, o profissional técnico de segurança do trabalho vai além de suas atuações, pois busca a qualidade e o bem estar dos funcionários e da empresa, visando o bom funcionamento e a rigidez no cumprimento de normas técnicas e legislações para que o risco de acidentes seja zero.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Empresa pesquisada

A empresa EPEL – Empresa de padrões elétricos LTDA, popularmente conhecida como LOBO poste padrão, situada na Rua Santos Dumont, nº 30 – Monção – Taubaté – CEP: 12.060-330 é um estabelecimento privado e ativo no cadastro nacional de pessoa jurídica, inscrito no CNPJ 04.861.655/0001 -05. Esta empresa atua a mais de 10 anos no mercado com seu carro chefe principal venda e instalação de postes de energia elétricos residenciais, comerciais e industriais.

Fundada em 03 (três) de novembro de 2005 (dois mil e cinco) pelo Sr. João Batista dos Santos, mais conhecido como LOBO, sócio proprietário da empresa que se aposentou da Rede EDP Bandeirante energia e com toda a sua bagagem resolveu criar a empresa para colocar em prática todo o seu conhecimento adquirido como coordenador técnico da mesma.

A empresa conta com um total de 13 funcionários no momento, um vendedor externo, duas atendentes, dois motoristas, dois pedreiros, três auxiliares de serviços gerais, um almoxarife, um montador interno e um assistente administrativo.

Contatos da empresa: Telefone: (12) 3622-8878

E-mail: lobopadrõeselétricos@gmail.com

Site: www.lobopadrõeselétricos.com.

2.2 Biologia aplicada

A higiene na empresa Epel é bem descuidada a meu ver, pois não é incentivada pelos colaboradores e empregadores. A empresa tem uma sala pequena onde se adaptou uma mesa com duas cadeiras, um micro-ondas, um fogão, uma geladeira e uma pia, mas as condições não são das melhores. Não tem limpeza diária e o ambiente não é agradável. A empresa tem dois banheiros, um deles é trancado, pois somente os patrões e alguns funcionários que utilizam deste sanitário, o outro é aberto para o restante dos funcionários e público com condições precárias. Faltam produtos de higiene e de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (225.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com