TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL: UM PONTODE VISTA EM DEFESA DAS COTAS

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

“POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL: UM PONTODE VISTA EM DEFESA DAS COTAS”

 

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra do Brasil: Um ponto de vista em defesa das cotas, vol.4 , UFG. Goiânia: Sociedade e cultura, 2001. PP.31-43.

Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo, antigo Zaire, em 19 de novembro de 1942. Foi o primeiro antropólogo de seu país, saindo pela primeira vez para fazer mestrado na Bélgica. Chegou ao Brasil por convite de um colega, terminou seu doutorado, retornou ao Congo. Em 1980 veio para o Brasil, para assumir a cadeira de Antropologia na Universidade do Rio Grande do Norte. Depois de um ano muda-se definitivamente para São Paulo, tomando como sua casa a Universidade de São Paulo. Tem cinco filhos, dois belgas, dois conguianos e um brasileiro. 

O texto está divido em 13 laudas, estruturado em três tópicos contendo os seguintes temas: 1- Um breve histórico, 2- Argumentos em favor das cotas para a população negra no Brasil, 3 – Rebatendo e refutando algumas críticas contra as cotas para negros no Brasil. O autor usa como base da obra suas pesquisas, trazendo reflexões para a sociedade como antropólogo especialista na questão do racismo.

O autor traz que é favorável á adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, apontando cinco argumentos mais comuns levantados contra o tema no Brasil, que são

o Brasil usando como ponto afirmativo os resultados positivos alcançados em outros países, e também rebate cinco argumentos comuns levantados contra a adoção das ações afirmativas no Brasil, são eles não sabem que são negros no Brasil, as políticas de ação afirmativas estão sendo abandonadas nos Estados Unidos,as cotas são destinadas aos índios, as cotas podem prejudicar a imagem profissional dos negros que foram beneficiados e por fim as cotas levariam a uma degradação da qualidade de ensino.

As ações afirmativas visam oferecer aos grupos que sofrem discriminação na sociedade, neste caso os negros um tratamento diferente como forma de compensação pelos atos discriminatórios sofridos pelas vitimas de racismo. Nos Estados Unidos essas políticas afirmativas foram aplicadas com o intuito de oferecer aos afro-americanos uma mobilidade no meio social, um crescimento na hierarquia classista.

O autor usa como argumento as experiências que deram boa ênfase aos países que aplicaram o modelo de políticas afirmativas no meio social, e que este deveria servir de inspiração para o Brasil, desde que se respeitem as suas tradições culturais, históricas e religiosas com relação ao negro é vitima de racismo.

O Brasil é um país miscigenado devido ao fato de ter sido colonizado por diversos povos (portugueses, índios, africanos e dentre outros), com isso cria-se uma dificuldade para definir quem é realmente negro no Brasil, fazendo com que o sistema de cotas torna-se uma fraude “social”. Devido ao fato que se for falar em cotas estas deveriam ser aplicadas não somente aos negros, mas também aos índios, ciganos, homossexuais, mulheres, pessoas portadores de deficiência física, mental entre outros grupos sociais discriminados. Porque o preconceito é um crime que deixa danos para suas vítimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com