TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO CIVIL - EXECUÇÃO

Por:   •  12/4/2019  •  Resenha  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Processo Civil

EXECUÇÃO DE ENTREGA DE COISA CERTA

Petição Inicial:

  • Recebimento da petição inicial
  • Imissão na posse ou busca e apreensão
  • Cumprimento da obrigação
  • Embargos à execução: compensação do embargado
  • Terceiros afetados pela ordem de entrega da coisa
  • Direito de reter à coisa.

O título extrajudicial em questão é um contrato onde a obrigação é a entrega de uma coisa.

PETIÇÃO INICIAL (art. 319 CPC)

O juiz verificará os requisitos da P.I. Contendo algum vício da referida peça, intimará o autor (exequente) para que proceda à Emenda à inicial no prazo de 15 dias. Uma vez a P.I. contendo todos os requisitos preenchidos o juiz receberá a P.I. e o juiz determinará a citação do réu para que cumpra a entrega da coisa sob pena coercitiva (multa coercitiva), podendo ser até o valor do bem.

O autor na P.I. para dar maior efetividade ao processo poderá requerer junto ao juízo à busca e apreensão quando se tratar de bem móvel ou imissão na posse quando se tratar de bem imóvel.

Cumprida à obrigação o juiz extinguirá o feito deixando de aplicar eventual multa salvo se houver perdas e danos e devolução dos frutos percebidos pela coisa.

Nesse caso será feita a liquidação para apurar os valores e após os mesmos serão cobrados no processo.

EXEQUENTE: AUTOR DO PROCESSO DE EXECUÇÃO

EXECUTADO: RÉU NO PROCESSO

CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO

        Havendo o devedor cumprido a obrigação dentro do prazo legal o juiz extinguirá o feito, salvo se houver perdas e danos e devolução dos frutos percebidos pela coisa.

        Em relação aos frutos sobre a coisa (os valores referentes aos contratos de arrendamentos e alugueis).

        Os valores serão apurados em liquidação e se for o caso com a ajuda de perícia apurado o valor real a execução continuará tão somente a esses valores. Não necessitando o solicitante promover outra ação judicial. OBS.: os moldes de procedimento de execução à quantia certa.

EMBARGOS À EXECUÇÃO

        É um meio de defesa do executado. Os embargos à execução serão distribuídos sendo um meio de defesa em execuções de títulos extrajudiciais. Sendo que a presente medida passará pela distribuição por dependência do processo de execução. Trata-se de uma petição inicial devendo obedecer aos requisitos do art. 319 CPC.

        Lembrando que o autor neste caso será o executado (embargante) e o réu será o exequente (embargado).

        Diferente do antigo CPC, hoje não há necessidade de penhora, depósito ou caução para a propositura dos embargos, entretanto, não há via de regra os efeitos suspensivos. Pode o embargado requerer os efeitos suspensivos, mas para isso o mesmo deverá proceder aos depósitos.

        Nos casos de execuções de coisa certa o executado depositará a coisa objeto da execução. O executado no mérito dos embargos poderá alegar o direito de reter a coisa em decorrência de indenização pelas benfeitorias realizadas desde que autorizadas pelo proprietário de boa fé. Sendo citado o exequente embargado poderá alegar impugnação aos embargos a compensação do executado da indenização pelo valor apurado em perdas e danos causados pelo embargante.

TERCEIROS AFETADOS PELA ORDEM DA ENTREGA DA COISA

        Não há necessidade de um novo processo executório caso o bem ora objeto do tipo (título) não estiver em posse do executado e sem na posse de 3° cabendo ao exequente tão somente requerer em juízo a busca e apreensão da posse de terceiro sem que haja a inclusão do polo passivo ou mesmo a propositura de outra ação.

EXECUÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER (art. 806 §1 (798, I, a, b) 827, §1 CPC.

  • Petição inicial
  • Citação
  • Honorários
  • Multa

  1. Da prestação de fazer:

A P.I. deverá obedecer os requisitos do art. 319 CPC não necessitando neste caso da planilha de débito atualizado, haja vista se tratar de obrigação de entrega de coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com