TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Pré Colonial

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

No início o nosso país era habitado por índios, evidentemente, não existia o direito penal ainda, comparados aos europeus, era um povo pouco evoluído civilizadamente e de cultura atrasada, em que as regras de convivência social, eram transmitidas verbalmente e sempre baseadas em misticismo. Era um direito muito primitivo, ainda não era baseado no direito penal sugerido pelos colonizadores europeus, onde a punição podia ser implementada à vítima ou aos seus familiares e nos casos de agressão contra membros de outras tribos, a punição adquiria caráter estatal. Os crimes mais graves eram punidos por um juiz e os gravíssimos por uma Assembleia, constituída em tribunal, com aplicação das penas de castigos corporais e provações, até a morte.

No direito consuetudinário indígena imperava a vingança privada, em que as formas de reação contra condutas ofensivas não possuíam qualquer gradação e quanto às punições, predominavam as penas corporais, mas não existia tortura. Resolvia-se tudo através de vingança, prevalecendo sempre a força física, seja do indivíduo, seja da tribo a que ele pertencia. Nesse período pré-colonial não existia uma autentica organização jurídico-social, as penas realizadas eram, na maioria das vezes, marcadas pelo misticismo. A pena de morte era executada a golpes, seguida de rituais antropofágicos (após a morte do indivíduo a carne humana era utilizada como alimento para consumo humano), vale lembrar também, que não havia punição para o aborto.

Antes dos portugueses chegarem ao Brasil, os índios tinham suas próprias regras e leis, criadas através de suas crenças e religiosidade. Os portugueses invadiram totalmente a vida e a cultura dos indígenas, com o objetivo de lucrar com a sociedade naquela época, assim, as leis advindas de Portugal se impuseram totalmente e as práticas das tribos indígenas que aqui habitavam, em nada influenciaram nossa legislação penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com