TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesuisa globalizaççao

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

A globalização é um processo econômico, social, cultural e político, responsável por estabelecer uma maior aproximação e integração entre os mais diferentes países e indivíduos, em qualquer parte do mundo. Por meio deste contato integrador, torna-se possível a colaboração, troca de ideias e experiências, informações, transferência de novas tecnologias e capital financeiro, realização de acordos financeiros e comerciais entre seus governos e empresas públicas e privadas, além de haver o contato social e cultural entre diferentes pessoas, os governos e as empresas. Consiste em um fenômeno que ocorre em escala global, isto é, que ocorre simultaneamente envolvendo todas as nações do mundo, algumas mais, outras menos, mas todas alcançadas direta ou indiretamente por esse fenômeno.

A globalização é um fenômeno surgido de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas ao longo do século XX, principalmente, as evoluções  operadas nos meios de transportes, aviões, automóveis, motocicletas e nas telecomunicações, telefonia móvel, celulares inteligentes, internet, computadores, fazendo com que as distancias física e geográfica tornassem cada vez mais curtas em razão da tecnologia. Por exemplo, no passado as viagens entre dois continentes eram realizadas por transporte exclusivamente marítimo, durando várias semanas até chegar ao destino. Já hoje o transporte aéreo permite que uma pessoa viagem de uma a outra extremidade do planeta em poucas horas.

As notícias que não muito tempo atrás era transportado em navios, a cavalo, ou mesmo por mãos humanas até o seu destino final, levando muitos dias para serem recebidas, hoje é remetida diretamente pelo interlocutor ao destinatário por meio da internet ou telefonia móvel, recebendo este a informação em tempo real.

O processo de globalização surgiu para atender as novas demandas capitalistas, fundamento do desenvolvimento e Ascenção dos países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados consumidores de seus produtos tecnológicos e industrializados, uma vez que o consumo interno dessas nações encontrava-se estagnado e não oferecia condições de absolver a produção industrial interna.

A globalização no campo econômico se relaciona à retirada ou diminuição das barreiras de restrição a entrada de empresas estrangeiras e à operação de mercados de capital, acarretando negociações simultâneas nos principais centros de capital e valores mobiliários do mundo.

As estratégias, antes conduzidas apenas em uma visão de alcance interno do país, passam a ter suas atividades e operações dirigidas para potenciais mercados consumidores mundiais, e as grandes corporações multinacionais passam a ter filiais em todas as partes do mundo, com centros estratégicos locais, adaptados a exigência e as peculiaridades de cada região, ampliando, com isso, cada vez mais sua participação no comercio mundial..

Outra característica da globalização é a transferência de fábricas. Empresas privadas nacionais transferem e instalam suas fábricas em países onde as condições para a ampliação da produção industrial lhes são mais favoráveis, com redução nos custos com o pagamento de impostos, e abundancia na oferta da mão-de-obra, com o pagamento de salários mais baixos aos trabalhadores, e a proximidade dos grandes centros consumidores de seus produtos.

A globalização resulta também na transferência e circulação diariamente de vultosas quantias de dólares de um país para outro. O capital é transferido com grande agilidade por meio da rede de computadores ligados entre si pela internet ou por meio dos sistemas interligados dos bancos. Através da especulação financeira, os bancos aplicam o dinheiro nos países onde os juros pagos são mais altos, e em virtude da comunicação ser simultâneos e imediatos, é possível a retirada imediata do capital investido caso as condições políticas e econômicas do país se tornem desfavoráveis ao investidor externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com