TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUE A CULTURA POPULAR TEM NA PESUISA

Por:   •  30/8/2017  •  Artigo  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 7

A INFLUÊNCIA QUE A CULTURA POPULAR TEM NA PESQUISA

Marcos Willian Gonçalves de Souza, Aroldo Ramos dos Reis, Franklin Alex Ramos da Silva, Pedro Pablo Escate Lay

Prof. MSc. Fernanda Garcia Dragan

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Filosofia, História, e Geografia – Seminário de Prática 1

20/06/2017

RESUMO

Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar a importância e a influência da cultura popular na pesquisa, enfatizando as técnicas medicinais populares, que se tornaram o princípio de muitos estudos científicos, e a descoberta de novos medicamentos dentro desse campo; como no uso de plantas medicinais, e na composição de medicamentos farmacêuticos. Fundamentado em pesquisas bibliográficas, este artigo busca contribuir para compreensão da importância e influência que a cultura popular tem na pesquisa. E demonstrar que através do diálogo entre o saber popular e o cientifico, é possível se fazer novas descobertas, e assim trazer grandes benefícios para diferentes campos, e em diferentes aspectos, como na área da saúde, e na educação.

Palavras-Chave: Cultura Popular, Pesquisa, Estudos Científicos, Técnicas Medicinais.

1. INTRODUÇÃO

             Sabe-se que a cultura popular caracteriza-se por elementos que pertencem à uma determinada sociedade ou região. Elementos como a música, as crenças, as comidas, e a medicina; os quais são essenciais para identidade desses povos. Já a pesquisa, caracteriza-se pelo processo metódico de investigação cientifica utilizado para o conhecimento profundo de determina coisa.

             Não é de hoje que a cultura popular contribui em vários aspectos para as pesquisas científicas, mas já há algum tempo. Dentro desses aspectos, podemos citar o conhecimento popular, e mais especificamente, a medicina popular. Pois, é através dela que surgiram, e surgem muitos medicamentos farmacêuticos.

             Atualmente existem diversos estudos sobre o assunto, como na área da Tecnologia Fito-farmacêutica, Produtos Naturais e Bioensaios, a qual se dedica principalmente à pesquisa da utilização de produtos de origem vegetal com vistas a utilizações terapêuticas.

           Sendo assim, esse trabalho pretende estabelecer os principais conceitos sobre cultura popular, pesquisa, e sobre a importância e influência que tal cultura tem sobre a pesquisa; dando ênfase ao campo medicinal, e farmacêutico.

2.  CONCEITO DE CULTURA

            A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, idéias, valores, danças, alimentação, mitos, modo de vestir, entre outros fatores, é uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração para geração e demonstra aspectos locais de uma população, que se reproduz em cada individuo. Segundo Morin (2001, p. 56):

A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, Idéias, valores, mitos, que se transmite geração em geração, se reproduz em cada individuo, controla a existência da sociedade, e matem a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.

2.1. A CULTURA POPULAR E O CONCEITO DE PESQUISA CIENTÍFICA

            A cultura popular como conhecimento de senso comum, servirá de base para qualquer investigação cientifica. Pois dela se origina os procedimentos metódicos e sistemáticos. Segundo Chaui (2010, p. 276):

O trabalho científico é sistemático, e por isso uma teoria cientifica é um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados baseados em um pequeno numero de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar, e prevê do modo mais completo possível de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria cientifica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes sejam compreendidos como semelhantes e submetidos às mesmas leis e vice-versa, permitindo compreender porque fatos aparentemente semelhantes são diferentes e submetidos a leis diferentes.

           A cultura popular está no sangue de cada um de nós e não temos como fugir dela, ela está na formação de um cidadão, no desenvolvimento de uma brincadeira, na composição de um remédio caseiro, e assim por diante. Sendo a cultura uma invenção humana, cabe compreender a sua história, e as transformações do individuo. Segundo Darcy Ribeiro (1972, p. 127)

Cultura é a herança social de uma comunidade humana, representada pelo acervo co-participado de modos padronizados de adaptação à natureza para o provimento da subsistência, de normas e instituições reguladoras das reações sociais e de corpos de saber, de valores e de crenças com que explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e se motivam para ação. 

2.2. A CULTURA POPULAR NA PESQUISA

            Atualmente é evidente que diversas áreas como da saúde e da educação tem buscado juntar os saberes populares ao campo da pesquisa. Seja no ensinar dos elementos culturais através da educação, e seja nas pesquisas da área farmacêutica. Segundo Artur (2009, p. 1):

Hoje, as diversas áreas "canônicas" de saber (como educação e saúde) têm procurado reintegrar os saberes populares, vendo-os como diferentes, mas não necessariamente opostos. A área farmacêutica tem aprendido muito, para dar um exemplo, com os conhecimentos tradicionais dos povos ameríndios. Da mesma forma, a educação tem ampliado seu olhar para incorporar o diferente e perceber que não há uma só "metodologia" possível.

           Por isso é de suma importância o diálogo entre as duas áreas de conhecimento, como, por exemplo, no uso de medicamentos populares, como as plantas medicinais. Mesmo que em algum momento houve conflitos entre o saber popular e o cientifico, hoje se procura reintegrar os dois saberes, e assim mostrando a importância e a influência da cultura popular sobre as pesquisas. Segundo Bittencourt (2001, p. 1):

As plantas medicinais têm sido utilizadas sob os
critérios dos conhecimentos popular e científico em diferentes
contextos terapêuticos. O conhecimento científico algumas
vezes tem entrado em conflito com o conhecimento popular,
porém, em outras ocasiões tem havido uma busca de diálogo
entre ambos. Foram analisadas as falas de participantes de três
eventos técnico-científicos sobre plantas medicinais no ano de
1999 no estado do Paraná. Observamos que nesses eventos,
houve uma busca de diálogo entre os representantes do
conhecimento popular e científico, na busca da construção de
um conhecimento que viabilize o uso das plantas medicinais de
uma forma segura pela população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com