TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Simulada Pratica Processual

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 3

Provas da OAB - Provas 2ª Etapa


Peça Profissional


Anco Márcio sofreu acidente automobilístico e foi encaminhado ao "Hospital Monte Aventino", mantido pela sociedade Sanitas Serviços Médicos e Hospitalares Ltda., para tratamento. O hospital é notoriamente conhecido pela sua agilidade e eficiência na prestação de serviços médicos, constantemente objeto de propaganda nos meios de comunicação, mantendo para tanto equipe de profissionais médicos empregados. Todavia, em que pese a cirurgia a que se submeteu ter sido bem sucedida, Anco Márcio contraiu infecção hospitalar, que o deixou internado por dois meses. Assim, Anco Márcio moveu ação pelo rito ordinário contra a sociedade mantenedora, postulando indenização por danos morais e materiais, estes consistentes em lucros cessantes pela obstação do exercício de sua atividade profissional (representante comercial) durante o tempo de internação. A sociedade Ré alegou, em contestação, exclusivamente não ter concorrido com culpa para o dano sofrido. A ação tramitou perante o Juízo de Direito da 45ª Vara Cível Central da Capital e foi julgada improcedente, sob o fundamento de que Anco Márcio não havia comprovado a culpa dos profissionais que o atenderam, como exige o art. 14, §4º, do Código de Defesa do Consumidor instituído pela Lei nº 8.078/90.

QUESTÃO: Como advogado(a) de Anco Márcio, considerando que a sentença foi publicada há 10 (dez) dias, exercite o meio processual hábil à defesa dos interesses de seu constituinte.

ORIENTAÇÕES          RECURSO CABÍVEL: Apelação

FINALIDADE: provocar o reexame da SENTENÇA (decisão que resolve a lide/ com ou sem julgamento do mérito) pelo órgão judiciário de segundo grau, buscando sua reforma.

COMPETÊNCIA: dirigir ao Juízo da 45ª Vara Cível Central da Capital.

BASE LEGAL DO RECURSO: obedecer aos requisitos do art. 1009 e seguintes do Código de Processo Civil 2015. De preferência, deverá requerer a juntada da guia de recolhimento do preparo (ver art. 1007 NCPC)

  • Deve haver petição endereçada ao juiz da causa (juízo a quo – 1ºgrau) com os requisitos do art. 1010NCPC.
  • Em petição que segue em outra folha, apresentam-se as RAZÕES do recurso, ou seja a motivação do inconformismo da parte. Esta petição é endereçada ao TRIBUNAL – juízo ad quem.

BASE LEGAL DAS RAZÕES DESTE RECURSO: No recurso, o candidato deverá alegar que, a teor do art. 14, caput, Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do prestador de serviços independe de culpa (responsabilidade objetiva). O candidato deverá, ainda, sustentar que a regra do §4º desse dispositivo legal apenas se aplica à responsabilização individual do profissional liberal e não à da entidade que se organiza empresarialmente para prestar tais serviços, ainda mais quando os médicos que ali trabalham possuem vínculo empregatício, com característica relação de subordinação.

O profissional liberal da área médica é regido pela responsabilidade subjetiva, nos termos do art. 14, §4º do CDC. Já quanto o hospital, exige-se que seja examinada a origem do afirmado dano: se o dano deriva da conduta médica, a responsabilidade do hospital segue também o regime da responsabilização subjetiva. Por outro lado, se o dano advier de falha na prestação de serviço diverso - como do serviço de hotelaria, cujas condições de higiene favorecem as infecções hospitalares - a responsabilidade do hospital será objetiva, nos termos do caput do artigo 14 CDC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com