TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

RELATO INTRODUTÓRIO

[pic 1]

Este trabalho tem por matéria entrevistar uma pessoa que teve necessidade de buscar os serviços de um advogado, bem como, sua dificuldade de identificar a linguagem técnica do direito. O objetivo é disponibilizar aos acadêmicos de direito um modelo de linguagem adequada ao seu constituinte de forma que este entenda seus direitos e deveres conforme opina a entrevistada no questionário em anexo.      

DA ENTREVISTA

Aos doze dias do mês de fevereiro de dois mil e quatorze, realizamos entrevista com a senhora Marta Maria Alves Silva casada, 57 anos, professora, residente e domiciliada na cidade de Rodolfo Fernandes RN.

No momento a senhora Marta Maria Alves Silva, falou que precisou dos serviços de um advogado por três vezes e, que em todas elas ele usou palavras de difícil compreensão, onde precisei recorrer ao dicionário para entender seu significado. Segundo a professora, acha correta a utilização desta linguagem desde que no mundo jurídico do advogado, no entanto, na relação com seu cliente deveria usar uma linguagem mais simples que transmita melhor a solução do problema para seu constituinte.

Quanto a simplificação da linguagem jurídica em sua opinião, a mesma entendeu que descomplicando-a facilitaria para a sociedade no geral os meios jurídico de ingressar e requerer na justiça seus direitos, como um simples remédio constitucional onde o cidadão  pode solicitar na justiça um documento negado pela administração pública direto ou indireta.

ANEXO

QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA

Data: 12/02/2014

Entrevistada: Marta Maria Alves Silva

Idade: 57 anos

Estado Civil: casada

Escolaridade: Superior Completo

  1. Você já precisou de um advogado?

Sim.

  1. O que você achou da linguagem que ele utilizou?

Ele falava umas palavras esquisitas que eu não conseguia entender.

  1. Pra você, ele agiu corretamente ao utilizar essa linguagem?

Pra mim não, ele poderia ter usado palavras mais simples que eu pudesse entender melhor o que ele falava.

  1. Dê sua opinião sobre a simplificação da linguagem jurídica.

Eu acho que se os advogados e juízes usassem uma linguagem mais simples, facilitaria bastante para nós que não temos um conhecimento profundo dos termos jurídicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com