TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção e Combate à Criminalidade por Meio de Educação Ambiental

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE DIREITO – 3º A

LETÍCIA R. M.

DIREITO PENAL I

Prevenção e Combate à Criminalidade por meio de Educação Ambiental

Americana, SP

Fevereiro de 2016


Prevenção e Combate à Criminalidade por meio de Educação Ambiental

Quando falamos em criminalidade não podemos pensar em um problema policial e sim em um problema social, pois não é a polícia quem incita o crime e sim a sociedade. Devido ao grande turbilhão que assolou e ainda assola o nosso país, fez com que crescesse ainda mais a desigualdade social e com a falta de acesso aos direitos fundamentais, algumas pessoas desviaram as suas condutas onde houve um aumento significativo da criminalidade. Para um combate eficaz o problema deve ser tratado na raiz, em sua causa e não ficar pensando nas consequências, nas sanções que deverão ser aplicadas. Quando o assunto é criminalidade, logo se pensa que tais ‘criminosos’ moram nas periferias, nas comunidades carentes das cidades, nesses locais acabam tendo acesso mais fácil, devido ser um pessoal mais necessitado e através do crime se torna um meio mais rápido para se conquistar alguma coisa, infelizmente. Porém os criminosos estão em todas as classes sociais, como diz o velho ditado popular, “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco” e é a população mais carente quem acaba sofrendo as consequências.

A prevenção contra a criminalidade deve-se iniciar inserindo o “homem” da comunidade carente no meio social, melhorando sua qualidade de vida, tendo condições de ter uma moradia e uma vida digna, para assim poder instruir melhor seus descendentes. A repressão policial, uma legislação mais severa e a construção de presídios nunca foi e nunca serão as soluções para a redução da criminalidade. De nada serve lutar pelos direitos humanos e fundamentais inerentes à pessoa humana se os governantes não estão nenhum pouco preocupados com esses direitos, como não podemos mudar essas mentes, o jeito é a sociedade criar outras práticas que sejam voltadas as crianças e aos adolescentes, uma vez que estes serão o futuro do nosso país, para não termos que reeducá-los e reintegrá-los a sociedade depois de condenados.

A educação ambiental seria um meio para estimular essas crianças e adolescentes a refletirem criticamente acerca das ações humanas que provocam problemas no meio ambiente ameaçando cada vez mais a vida na Terra. Envolvê-los na participação de atividades voltadas a conscientização ambiental é um meio para uma evolução gradativa de formar uma sociedade sustentável baseada no respeito pela natureza. A conscientização de consumo, deve ser o início de tudo, pois a origem de toda a degradação ambiental é devido a poluição, pelo consumo inconsciente.

Se a população brasileira ou mundial, não mudar sua maneira de pensar e continuar com a ilusão de que com tal produto trará a felicidade pessoal como mostrado em campanhas publicitárias, cada vez mais esses produtos serão produzidos pelas empresas que se auto denominam sustentáveis, e com a alta dessa produção será gerado mais resíduo o que ocorrerá também pelo descarte do produto que ficará em desuso. Portanto, a mudança na consciência da sociedade consumista é o melhor caminho, para que isso ocorra a educação ambiental tem papel fundamental na formação de cidadãos mais críticos, capazes de definir de forma consciente quais serão suas atitudes em frente aos modismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com