TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalidade, juventude e o papel da cultura no combate à violência no Brasil

Por:   •  8/8/2018  •  Artigo  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Criminalidade, juventude e o papel da cultura no combate à violência no Brasil

A violência é algo bem recorrente no Brasil, principalmente, quando se trata de jovens negros da periferia.  O pior é que ela vem de todos os lados, às vezes, por parte da própria família, da polícia e até mesmo, pela própria sociedade preconceituosa em que vivemos.

No filme "Última parada 147" vemos o tema da violência sendo tratado de forma bem clara. O jovem Sandro, protagonista da história, foi retirado a força de sua mãe e criado por um traficante em uma realidade cercada de crimes e violência.

Uma criança que cresce nessas condições violentas acaba tendo traumas para a vida inteira. Além disso, seu meio não oferece condições ideiais de educação e no futuro, talvez nem empregos. Com isso, muitos deles acabam entrando para a vida  do crime, retornando assim para a violência em que foram criados.

São poucos os jovens que tem a chance de reverter essa situação no Brasil. As melhores saídas de empregos ou inserção social acabam sendo pelo esporte, principalmente pelo futebol, ou pela música, por meio do funk e do rap. Mas, o problema é que para chegar a essa condição, os jovens precisam de tempo, investimento e de alguém que acredite nos seus talentos.

De volta ao filme, vemos que Sandro tinha talento para rimar, porém não tinha condições de gravar as suas músicas. Na falta de alguém que acreditasse na sua capacidade, vendo-se desacreditado e sem saída, ele voltou para o crime. Assim como ele, milhares de jovens da periferia,  diariamente, veem-se na mesma situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com