TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combate Ao Preconceito E Discriminação No Ambiente Escolar

Trabalho Universitário: Combate Ao Preconceito E Discriminação No Ambiente Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 4

2- JUSTIFICATIVA 5

3- OBJETIVOS 6

3.1 Geral 6

3.2 Específicos 6

5- DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 7e 8

6- CRONOGRAMA 9

7- CONCLUSÃO 10

8- ANEXOS............................................................................................................... 11

8- REFERÊNCIAS..................................................................................................... 12

1 - INTRODUÇÃO

A escola faz parte de um contexto social que envolve diferentes realidades, sendo alvo de comparações desigualdades e preconceitos.

A globalização é visível em nossa sociedade. Não só no passado, mas ainda hoje podemos observar flagrantes de atitudes preconceituosas contra o negro. A escola, por ser uma instituição de educação tem a responsabilidade de praticar essa questão, o professor jamais poderá se calar ou contribuir para o aumento de preconceitos e discriminação.

O racismo é um problema que está presente no cotidiano escolar, marca e fere profundamente crianças e adolescentes negros. Para tal situação torna-se necessário a busca de meios que possam construir conscientemente mudanças a fim de transformar fazeres e saberes no que diz respeito a preconceito e discriminação para que haja um aprendizado significativo tanto para o educando como para o educador.

Segundo Cavalleiro, (2005.),

“O silêncio dos professores perante as situações de discriminação impostas pelos próprios livros escolares acaba por vitimar os estudantes negros. Esse ritual pedagógico, que ignora as relações étnicas estabelecidas no espaço escolar, pode estar comprometendo o desempenho e o desenvolvimento da personalidade da criança e de adolescentes negros, bem como estar contribuindo para a formação de crianças e de adolescentes brancos com um sentimento de superioridade.”

A inclusão aumenta a cada dia e com ela surge o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos com alunos convivendo com as diferenças tornando-se solidários uns com os outros.

2 - JUSTIFICATIVA

Na escola, valores sociais e morais são reforçados é nela também que muitos preconceitos são perpetuados. Sendo a escola um ambiente de educação temos que buscar proporcionar meios de reflexão contra todo tipo de preconceito, visando uma transformação para um mundo mais humano.

A escola não pode eximir-se do processo de construção da cidadania, deve-se ter a diversidade como potencial de discurso e prática promovendo a igualdade na educação. Podemos observar através de experiências vividas em sala de aula que há uma “preocupação” da parte dos educadores em trabalhar às relações étnicas, objetivando combater o racismo e discriminação no espaço escolar, oportunizando a reconstrução da história do nosso povo negro.

A lei só não basta, espera-se a conscientização e valorização das crianças quanto à questão racial, a participação dos negros, brancos, indígenas e imigrantes no processo de colonização do Brasil. Por outro lado, o racismo vem enraizado no seio da família, sendo repassado de geração a geração, a discriminação não ocorre só nas escolas, mas também em toda a sociedade. Perante a lei somos todos iguais e temos os mesmos direitos e deveres independente da cor da pele ou crença.

“todo brasileiro, mesmo alvo, de cabelo louro, traz na alma quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro”(Freyre,1993).

3 - OBJETIVOS

3.1 GERAL

• Despertar a comunidade escolar a vontade de desenvolver ações que venham contribuir com o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação existente no espaço escolar.

3.2 ESPECÍFICOS

• Sensibilizar os alunos através de filme que tratam sobre o racismo.

• Promover debates enfatizando a imagem do negro na sociedade brasileira.

• Valorizar a cultura negra na escola e na sociedade em que vive.

• Desenvolver atitudes de respeito a diversidade étnica e racial.

• Conscientizar que o respeito à diversidade desfaz o preconceito, em prol da constituição da paz no mundo.

• Compreender a contribuição dos negros para a nossa culinária.

• Produzir cartazes sobre o tema abordado.

4 - DESENVOLVIMENTO

Uma escola de qualidade deve constituir-se em um espaço de inclusão, onde relações preconceituosas e discriminadoras são combatidas.

“Desde suas primeiras constituições, o Brasil adota princípios constitucionais e legislações que proíbem a discriminação racial. A pratica discriminatória não ofende somente a dignidade da pessoa humana, mas fere também uma das bases da democracia: o direito a igualdade”.Bento(2005.)

O plano de ação combate ao preconceito e a discriminação no espaço escolar para alunos do 5º ano do ensino fundamental, consiste na organização de um conjunto de ações educativas, articuladas e focadas nas questões raciais trabalhadas de forma lúdica e criativa, favorecendo a reflexão e a ação dos valores e conceitos.

O presente trabalho terá a duração de cinco dias e será iniciado com a apresentação de um filme: Mãos Talentosas (resumo em anexo), que é um exemplo de perseverança e vitória. Em seguida, será aberta uma discussão coletiva com o tema a ser trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com