TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Características (princípios, direitos e deveres) da multiplicidade de partes no processo trabalhista.

Por:   •  24/11/2021  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Acadêmica: Vitor Thiago Camargo

Professor: Jefferson Freitas Vaz.

Disciplina: Direito Processual do Trabalho I.

TED N1

TEXTO-BASE (Caso concreto):

Limão e Mexerica são dois irmãos conhecidos por suas potentes habilidades com marcenaria. Mexerica, sempre antenado no mundo dos negócios, constituiu uma pequena empresa prestadora de serviços marcenaria, a PLANEJADOS LTDA. Seu irmão Limão, entretanto, não quis fazer parte do empreendimento e preferiu seguir sua carreira no ramo como funcionário da empresa MÓVEIS EM GERAL LTDA.

Sabe-se que Limão trabalha como funcionário “de carteira assinada” e possui alta confiança de seu gerente, devido ao seu talento, sendo o marceneiro responsável pela produção dos móveis pré-fabricados de MOVEIS EM GERAL. Visando expandir seus negócios, a empresa em que Limão trabalha, decidiu entrar no ramo de planejados, serviço para o qual fechou contrato de terceirização com a empresa de Mexerica, a PLANEJADOS LTDA.

Acontece que houve uma desavença entre do gerente de MOVEIS EM GERAL e Mexerica, resultando em um descumprimento de cláusula do acordo. Limão, indignado com a situação e tomando as dores do irmão, reclamou com seu gerente e este, por sua vez, passou a retaliar o funcionário, deixando de lhe pagar as horas extras devidas.

Limão e Mexerica procuraram o sindicato da categoria dos marceneiros. Chegando lá, um sindicalista, ex-empregado de planejados LTDA, reconheceu mexerica como proprietário da empresa terceirizada e prontamente começou a dirigir palavras de hostilidade a seu ex-patrão, dizendo-lhe que ele e “o pessoal da MOVEIS EM GERAL eram farinha do mesmo saco”.

Confuso e irritado, Mexerica foi para casa. Limão, por sua vez, procurou seu gerente novamente, dessa vez propondo a resolução de sua situação com relação às horas-extras por outros meios para evitar a judicialização do problema.

A partir do caso concreto disserte sobre a competência da justiça do trabalho, salientando as principais características (princípios, direitos e deveres) da multiplicidade de partes no processo trabalhista.

DESENVOLVIMENTO

No caso em análise devemos inicialmente identificar quais as competências da justiça do trabalho, pois os envolvidos Limão e Mexerica não possuem a mesma espécie de relação contratual com a empresa MÓVEIS EM GERAL LTDA.

Até a reforma trabalhista era ilegal a terceirização pela empresa para outra no caso de mesma atividade fim, conforme disposto na súmula 331 do TST, entretanto com o advento da Lei 13.467/2017, tornou-se possível este tipo de relação contratual, no qual Mexerica possui com a Móveis em Geral.

No caso específico de Limão identificamos todos os requisitos do vincula empregatício trazidos pelo artigo 3º da CLT, sendo a habitualidade, subordinação, onerosidade e a pessoalidade.

Devido estas diferenças existentes nas relações contratuais de ambos, a lide em questão será discutida em jurisdições diferentes, sendo que a justiça do trabalho será competente para tratar do vinculo trabalhista de Limão com a Móveis em Geral LTDA, mas a relação de Mexerica por tratar-se de contrato de terceirização de serviços deverá ser discutida na justiça comum em âmbito civil, pela caracterização de matéria contratual de natureza civil e não relação trabalhista.

As espécies de relações contratuais de competência da justiça do trabalho foi alterada e ampliada pela EC/45, sendo que a competência material da

Justiça do Trabalho é a qualidade jurídica ostentada pelos sujeitos do conflito intersubjetivo de interesses: empregado e empregador, ou seja, trata das relações de trabalho.

Tal alteração alterou consideravelmente o caput do artigo 114 da CF, inserindo 09 incisos descrevendo situações de sua competência. A alteração dos termos “relação de emprego” para “relação de trabalho” ampliou sua competência significativamente,   passando   a   julgar    toda    e    qualquer    ação    oriunda do trabalho humano, sem que os conflitos decorrentes de trabalho não-subordinado fiquem à margem de   solução ou   tutela, já   que   antes era considerado fora de competência da Justiça Especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com